5 passos para escolher o melhor investimento

Tempo de leitura: 3 minutos

O objetivo deste artigo é ajudá-lo a escolher o melhor investimento possível. Acreditamos que o investimento ideal é aquele que possui características que se encaixam às suas metas e objetivos de vida.

“Investimentos são um meio e não um fim.”

Para que você entenda melhor este conceito, gosto da seguinte analogia: imagine que você pode escolher entre dois carros para utilizar hoje. Um dos carros é uma Ferrari 812, o outro é uma Range Rover. Qual você acha melhor?

 

 

Acredito que muitos escolheriam a Ferrari, mas se eu revelasse que o objetivo de hoje é correr um rally no deserto, qual seria o resultado deste passeio?

E se você escolhesse a Range Rover e o desafio do dia fosse uma corrida no autódromo de Interlagos?

Por mais que os dois carros sejam ótimos, cada um será melhor em determinada circunstância. A escolha de investimentos funciona da mesma forma.

Passo a passo para a escolha do seu investimento

1º – Defina o seu objetivo

Como já falamos mais acima, o primeiro passo é saber qual o objetivo para o dinheiro que você está guardando. Os mais comuns em nossa consultoria são moradia, carros e viagens.

Outro objetivo que obrigatoriamente entra em nossos planejamentos, é o de Independência Financeira. É mais do que reconhecido que não podemos depender do governo e nem de ninguém para o momento da aposentadoria. Por isso a ênfase nesta meta.

2º – Descubra qual a liquidez necessária para o investimento

Com o seu objetivo estabelecido, o próximo passo é saber quando você planeja realizá-lo. Esta definição faz com que você saiba a liquidez necessária para resgate do investimento.

Isso é importante, pois, em geral, investimentos mais rentáveis possuem menos liquidez e, caso o seu objetivo tenha a necessidade de um resgate a qualquer momento, você precisa abrir mão de uma expectativa maior de rendimento para ter a possibilidade de resgatá-lo imediatamente.

Neste primeiro filtro, desconsidere investimentos que possuem um prazo de resgate ou carência que não combinem com o seu objetivo.

3º – Estude qual a propensão e capacidade para correr riscos

Propensão de risco é um conceito mais conhecido e significa o quanto você aceita de risco. Mas além desta dimensão, devemos considerar a capacidade que você possui para correr riscos.

Se o seu investimento é de longo prazo, a sua capacidade de correr riscos aumenta, pois você tem tempo para aguentar variações de preço de mercado. Já se você possui um horizonte curto de tempo, como, por exemplo, o pagamento das chaves do seu apartamento em 3 meses, é aconselhável que o investimento seja o mais conservador possível.

Portanto, a capacidade está diretamente ligada ao horizonte de tempo que você planeja realizar os seus objetivos. Desconsidere investimentos que sejam arriscados demais.

4º – Estabeleça o valor inicial e de aportes esporádicos aos investimentos

Esta é uma regra de mercado mais fácil de entender: quanto maior o seu poder financeiro, melhor a qualidade dos produtos que você tem acesso.

Em investimentos a regra é a mesma. Se você possui um volume maior de aporte inicial e esporádico, você terá acesso a investimentos melhores. Procure pelo “aporte mínimo” que cada investimento aceita e considere apenas os que estão de acordo com sua capacidade.

5º – Saiba qual a expectativa de rendimento dos investimentos que se encaixaram nos pontos anteriores

Por fim, os investimentos que sobreviveram ao filtro das últimas perguntas devem ser classificados de acordo com o rendimento previsto para eles.

O rendimento é uma variável muito importante, mas a principal dica aqui é: diversifique ao máximo entre os ativos que ficaram com a melhor expectativa de rendimento. E, em fundo de investimentos, dê preferência aos que possuem uma filosofia mais coerente com a sua visão de mercado (se deseja se aprofundar neste assunto, sugiro a leitura do artigo “Conheça a pior estratégia para seus investimentos”).

Quer ajuda de um consultor para definir o melhor investimento para você?

Solicite uma Orientação Financeira Gratuita clicando abaixo:

 

Relacionados

EUA atingem marca de 50% dos adultos vacinados com a primeira dose

Metade dos adultos dos Estados Unidos recebeu pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19, anunciou o governo do país [...]

Estadão - 19/04/2021

EUA já aplicaram 1ª dose de vacina em mais da metade da população adulta

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, o País já aplicou a primeira [...]

Estadão - 18/04/2021

Acidente de trem no Egito deixa ao menos 11 mortos e 100 feridos

Um acidente de trem na província de Qaliubia, norte do Cairo, no Egito, deixou 11 mortos e ao menos 100 feridos [...]

Estadão - 18/04/2021
Logo o guia financeiro

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções