5 motivos para investir em Fundos Imobiliários

Os Fundos Imobiliários têm mostrado bastante resiliência neste ano de muita volatilidade nos mercados. Isto tem atraído muitos investidores. Confira abaixo cinco motivos pelos quais os Fundos Imobiliários são uma boa alternativa de diversificação para aquelas pessoas com perfil adequado para o produto.

1. É uma forma de se investir em imóveis

Ao comprar uma cota de um fundo imobiliário você está investindo em um ativo imobiliário. Estes ativos podem ser físicos, como um prédio comercial, um shopping center, um galpão ou modal logístico, por exemplo; ou então, financeiros, como como uma LCI ou um CRI, por exemplo.

2. Diversificação territorial

Quando você compra um imóvel, você está limitado à região na qual o imóvel foi adquirido. Por meio da compra de cotas de fundos imobiliários, você consegue investir em imóveis localizados nas mais diversas cidades do país e nos mais variados segmentos da economia.

3. Isenção de Imposto de Renda na distribuição dos lucros

Uma pessoa física que invista em fundos imobiliários negociados exclusivamente em bolsas de valores (e que tenham mais de 50 cotistas) não paga imposto de renda na distribuição dos lucros destes fundos. Fazendo uma analogia com os imóveis, seria como se você não pagasse Importo de Renda sobre o aluguel recebido.

4. Simplicidade

Você compra fundos imobiliários com um simples clique de seu mouse. As cotas são adquiridas em bolsa e, ao contrário dos imóveis, você não precisa preencher e analisar um caminhão de documentos ou pagar impostos caríssimos de transferência de bens para finalizar sua compra ou venda.

5. Liquidez

Ao contrário dos imóveis, você consegue vender parte de suas cotas de um fundo imobiliário e não precisa se desfazer da posição inteira quando precisar de seus recursos. Por exemplo, você tem 150 mil Reais em cotas de um fundo imobiliário, se você precise de 10 mil Reais, basta vender o equivalente em cotas e, em três dias úteis, o dinheiro estará disponível para você. O que você faria de se tivesse um imóvel deste mesmo valor? Venderia um quarto ou um banheiro?

Sempre antes de investir em qualquer ativo financeiro é importante que você conheça tanto as características dos produtos, quanto seu perfil de investidor. Antes de comprar fundos imobiliários, verifique se o mesmo é adequado ao seu perfil e ao seu momento atual. Se o investimento for feito da maneira correta para sua realidade, os fundos imobiliários podem ser uma boa ferramenta de diversificação de carteira.

Agora que você conhece mais, abra sua conta na Guide e invista nesse e outros tipos de investimentos!

Relacionados

Como investir meu dinheiro? 11 Dicas para começar agora!

Se você deseja fazer o seu dinheiro render, é interessante realizar investimentos. No entanto, é comum surgirem muitas dúvidas nesse momento. [...]

Guide Investimentos - 23/10/2020

O que é a TR e como ela influencia os seus investimentos?

Conhecer os principais indicadores da economia é importante para identificar seus impactos no dia a dia e até para tomar decisões [...]

Guide Investimentos - 22/10/2020

O que é o Fundo Garantidor de Crédito? Conheça o FGC!

Ao pesquisar investimentos e os riscos de cada alternativa, provavelmente você já percebeu que alguns deles são protegidos pelo Fundo Garantidor [...]

Guide Investimentos - 21/10/2020

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções