Cotações por TradingView

2021 batendo à porta: vamos começar a planejar o futuro das nossas finanças?

Tempo de leitura: 3 minutos

Você pode informar para qual endereço enviar o seu diploma de bom marinheiro? Todo mundo que conseguiu navegar nos mares de 2020 merece, não é mesmo? O ano em que nada saiu como o planejado nos mostrou também a importância da educação financeira e do planejamento para o próximo ano.  

Então, vamos falar de longo prazo? 

Quem, em 2019, fez metas para o ano de 2020, teve que mudar tudo. Quem, em 2010, fez um planejamento para 2030, só atravessou um ano mais turbulento, mas segue no caminho em busca de suas metas. 

Planejamento não é algo que se faz para pequenas caminhadas e sim para as jornadas mais longas. Um planejamento bem feito começa por saber aonde queremos chegar. Depois é preciso verificar se esse objetivo é factível e, por fim, se preparar para os imprevistos que acontecerão durante a jornada. Afinal, ninguém atravessa uma longa jornada com sucesso sem reservas e recursos. Feito isso, a primeira etapa estará pronta, mas ela não valerá de nada se não houver iniciativa e disciplina.

Se há alguma dívida, vale a pena analisá-la com cuidado

Qual o valor devido? Qual o valor das parcelas e das taxas de juros cobradas pelo credor? Com as taxas de juros em mínimas históricas no Brasil, há boas oportunidades disponíveis para buscar condições mais vantajosas para o pagamento de dívidas em atraso. Sabe aquele cheque especial pendurado ou a fatura do cartão de crédito vencida que virou uma bola de neve e corrói todo mês a sua renda? Ela pode se transformar em um empréstimo pessoal ou consignado, com taxas de juros muito menores e com parcelas que cabem no seu bolso.

A pandemia alterou os hábitos de todos

Que tal usar essa mudança em seu favor? A redução com gastos com transporte, roupas e alimentação fora de casa durante esse período podem ser incorporados na sua rotina e orçamento mensal.

Se a pandemia também afetou a sua fonte de renda, a hora é de buscar alternativas para diversificar seus ganhos. Agora, se você não tem dívidas, não há hora melhor de começar a formar sua reserva para as emergências. Para entender a importância dessa reserva, basta lembrar do ano que passou. Já pensou na diferença e na tranquilidade de passar por um momento turbulento como esse com uma quantia que poderia garantir seus gastos regulares por 3 ou 6 meses?

Para começar o planejamento da sua reserva de emergência, calcule quanto, em média, você gasta por mês e comece a investir em uma aplicação segura e com liquidez, que proteja seus recursos da inflação e permita resgates a qualquer momento.

Lembre-se, o objetivo da reserva de emergência não é trazer lucro, mas conservar essa parte do seu patrimônio e dar consistência para que a sua caminhada siga no ritmo planejado.

Saúde financeira em dia e reserva formada? Hora de olhar para as oportunidades de investimentos. E o que o investidor mais escutou esse ano foi a importância da diversificação pois não será o melhor investimento para 2021 que vai te levar longe, mas sim um portfólio bem diversificado e aderente ao seu perfil que vai fazer com que você atinja o objetivo traçado no seu planejamento.

Nesse aspecto, 2020 trouxe muitas e boas novidades para o mercado financeiro. Nunca houve tantas opções de investimentos nacionais e estrangeiros, nunca foi tão fácil e acessível diversificar: ações, ETFs, fundos imobiliários e os BDRs, apenas para citar alguns que já conversamos aqui com você antes.

Mas como sempre gostamos de reforçar, sempre com a ajuda de um profissional qualificado para te assessorar, além de buscar informações de qualidade sobre as características e riscos do produto antes de incluir em sua carteira. 

A B3 tem um papel fundamental de ajudar a desmistificar os diferentes produtos disponíveis, oferecendo informação de qualidade e encorajando os investidores a entender as oportunidades disponíveis e adequadas ao seu perfil para investirem de forma consciente. E tudo começa com planejamento e educação financeira.

Ah, e não vá esperar para começar só depois do carnaval, porque ano que vem carnaval será em julho. Comece agora e até o próximo carnaval você já vai ter percebido os efeitos dessas melhorias na sua vida financeira. Quer aprender um pouco mais sobre o mercado? Acesse também os conteúdos que preparamos para você no Hub de Educação da B3.

Relacionados

Existe ETF de bitcoins? Conheça fundos de índice para investir em criptomoedas!

As criptomoedas vêm se destacando no mercado financeiro, atraindo a atenção de diversos investidores. Como consequência, é comum que novas alternativas [...]

Guide Investimentos - 26/11/2021

O que é RDB? Aprenda a investir nesse título!

A renda fixa oferece investimentos com diferentes características. Há, por exemplo, os títulos públicos, as aplicações privadas e, ainda, as alternativas [...]

Guide Investimentos - 24/11/2021

O que é Tesouro SELIC?

O Tesouro Selic é considerado uma das aplicações financeiras da renda fixa mais seguras do Brasil. Ele é um dos títulos [...]

Syntax Finance - 24/11/2021
Logo o guia financeiro

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções