Small Caps | Janeiro/2021

Tempo de leitura: 14 minutos

A Carteira SmallCaps encerrou o mês de Dezembro no território verde, porém abaixo de seu índice de referência (SMLL). Durante o mês, os grandes estímulos para o movimento dos mercados foram: (I) início da vacinação contra a Covid-19 em alguns países da Europa; (II) esperança em torno de um pacote de estímulos nos Estados Unidos; e (III) aproximação das festas de final de ano, que costumam movimentar os setores de shoppings e varejo. Seguimos observando uma maior confiança por parte dos investidores apostando em setores relacionados à reabertura, como o de transportes e óleo e gás, fruto da expectativa de vacinação no curto prazo e visão positivo dos investidores estrangeiros com relação a mercados emergentes.

Destaque Positivo: Enauta ON (ENAT3)

No mês de Dezembro, a Enauta foi o grande destaque de alta na nossa carteira de Small Caps. Ao longo do mês, a companhia anunciou um acordo com a Barra Energia, que a permite assumir 100% do bloco BS-4, que fica na mesma região do campo de Atlanta. Este contém 1,3 bilhão de barris de óleo in situ, e destes, apenas 1,2 foram produzidos até o momento, o que sugere grande oportunidade de crescimento para a companhia nos próximos meses.

Para Janeiro

Para Janeiro, ainda esperamos um cenário de elevada volatilidade, devido ao aumento de casos de infecção por Covid-19 ao redor do mundo. No entanto, as notícias o início das campanhas de vacinação em diferentes países e o início dos leilões de infraestrutura no Brasil devem gerar um otimismo maior para setores relacionados à tese de reabertura, que ainda estavam pressionados.

Um grande ponto de atenção será uma possível segunda onda de contaminação por coronavírus, após as festas de final de ano, podendo levar a volta de medidas mais restritas de isolamento. Ainda, destacamos o setor de transportes que deve ser impactado nesse período de férias escolares.

Para a carteira, optamos por retirar os ativos da Enauta e Lojas Quero-Quero, para dar entrada as da 3R Petroleum e Méliuz. Acreditamos que com estas trocas, seremos capazes de capturar novas oportunidades com ações que começaram a ser negociadas em bolsa a pouco tempo, mas que podem se enquadrar  muito bem ao novo cenário.

Comentários e Recomendações

3R Petroleum (RRRP3)

A 3R Petroleum atua dentro do setor de óleo e gás e adota estratégia de crescimento similar a da PetroRio (PRIO3), focada especialmente na revitalização e redesenvolvimento de campos maduros localizados em terra e águas rasas. A companhia espera ao longo dos próximos anos, se desenvolver através do crescimento orgânico dos seus ativos, somado a possíveis oportunidades de compra presentes no plano de desinvestimentos da Petrobras.

Acreditamos que o setor como um todo deva enfrentar um tendência positiva ao longo dos próximos meses, após períodos de alta oscilação do preço do barril de petróleo durante a pandemia. Ainda, a retomada do setor de transportes deve impulsionar um aumento da demanda pela commodity.

Destacamos ainda algumas oportunidades do ativo: (I) custos e despesas inferiores à média do mercado, devido ao fato de a 3R operar em terra ou plataformas automatizadas sem tripulação fixa; (II) primeiro IPO da B3 com de uma empresa de óleo e gás com foco em campos maduros e sem viés exploratório; e (III) plano de negócios guiado por fatores ESG.

Bradespar PN (BRAP4)

A companhia atua de forma direta na administração superior da sua investida. a Vale, com membros no Conselho de administração e Comitês de assessoramento, visando melhorar as práticas de Governança Corporativa adotas. Seu capital votante na empresa totaliza 5,7% do capital total.

Nossa visão para a Vale é positiva, fundamentada na: (i) forte valorização do minério no mercado internacional; (ii) maior demanda da China por minério de maior qualidade; e (iii) melhorias operacionais, reflexo da forte redução de custo caixa, deverão compensar tais efeitos negativos e queda de produção. O anúncio de que a companhia voltará a pagar proventos devem também trazer importante remuneração aos acionistas da companhia.

BR Malls ON (BRML3)

O setor foi extremamente impactado com a chegada da pandemia de Covid-19, isto porque os shoppings tiveram de fechar temporariamente por quase quatro meses. Por outro lado, o cenário impulsionou o avanço das iniciativas digitais.

Acreditamos que as notícias mais animadoras relacionadas à  chegada de uma vacina eficaz, somada a aproximação das festas de final de ano, devem alavancar valor para o papel.

Baseamos nossa tese na recuperação mostrada pela companhia no seu último resultado, referente ao 3T20. destacamos: (I) o aumento no horário de funcionamento, que expandiu para 89,7% do tempo de operação de 2019; (II) aceleração da estratégia de “mal as a hub” que permitiu aumento de 830% das vendas no marketplace; (III) crescimento da Receita Líquida em R$ 22,2 milhões (+12,0%), refletindo a recuperação da performance com a progressiva flexibilização das operações ao longo dos meses, trazendo melhora de fluxo e vendas; e (IV) a taxa de ocupação média dos ativos diminuiu em apenas 1,5 p.p. em relação ao 3T19, atingindo 95,5%. O controle da taxa de ocupação, mesmo em um cenário desafiador, é reflexo da assertividade da estratégia que a brMalls vem implementando ao longo dos últimos anos, com a reciclagem do portfólio, o fortalecimento do mix e o desenvolvimento de soluções para potencializar a performance dos varejistas.

Banrisul PN (BRSR6)

O banco segue apresentando ainda resultados ruins, com o ROE ainda pressionado (5.7% no 3T20), em função principalmente de uma queda na margem financeira, fruto dos menores spreads e redução da taxa Selic e por uma aumento nas provisões (ações cíveis e portabilidade de crédito). Ainda assim avaliamos que o resultado seguiu em linha com o observado nos grandes bancos privados.

Ainda assim, avaliamos que a carteira de crédito do banco – concentrada em crédito consignado – garante maior resiliência para os próximos trimestres. Assim, não esperamos um aumento considerável da inadimplência que possa prejudicar os resultados futuros. Pelo contrário, esperamos que o banco volte a crescer a carteira de crédito em meio a recuperação econômica, compensando parcialmente a perda da rentabilidade.

Por fim, destacamos a atuação do management na redução de despesas, com o programa de demissão voluntário (PDV) com economia prevista em R$ 160 milhões para 2021 e melhora no índice de eficiência.

Negociado a 0,6x Preço/Valor Patrimonial (P/VP), consideramos Banrisul ainda atrasado em relação aos principais pares.

CVC ON (CVCB3)

A companhia de turismo foi bastante penalizada ao longo do ano com a chegada da pandemia de Covid-19, isto porque foram estabelecidas medidas de isolamento social, fazendo com que a população saísse de casa, além do fato de muitas fronteiras terem fechado, para assim impedir uma maior disseminação do vírus.

No entanto, com as recentes notícias relacionadas à eficácia das vacinas contra a Covid-19, o mercado passou a adotar um grande otimismo. Diante disso, acreditamos que a entrada no papel faça sentido nos níveis atuais, de modo que o mesmo deva apreciar ainda mais conforme a população comece a se vacinar.

Ainda, reforçamos nossa recomendação após a reestruturação da dívida da CVC de R$1,5 bilhão, o que diminui seus compromissos de curto prazo de R$600 milhões para R$433 milhões e ainda garante o não vencimento antecipado de suas outras séries de debêntures. Na nossa visão, isto deve remover uma grande pressão negativa que incidia sobre seu papel.

Tendo em vista que esta questão relacionada a seu endividamento foi resolvida, reiteramos ainda o fato de seu management agora poder focar seus esforços no processo de turnaround da empresa.

Méliuz ON (CASH3)

A Méliuz foi a primeira companhia a oferecer o conceito de cashback, que vem se tornando cada vez mais frequente entre bancos. Por ter sido pioneira, a empresa detém grande expertise no assunto, o que a permite oferecer seu serviço no mercado de maneira bastante atrativa (através da estratégia ganha-ganha).

Fundada em 2011, seu business consiste em conectar as maiores varejistas brasileiras a seu programa de cashback em seu marketplace. A empresa conta, atualmente, com uma base bastante fidelizada e robusta, totalizando 10 milhões de clientes, dentre os quais 1,7 milhões são ativos.

Ainda, a empresa opera desde 2019 com serviços financeiros, oferecendo cartões de crédito Méliuz através de uma parceria com o Banco Pan, que atua como responsável pela emissão e aprovação de crédito para os clientes, poupando a Méliuz do risco.

A companhia trabalha através do modelo de asset-light, no qual a empresa possui poucos funcionários e nenhum estoque ou ativo imobilizado. Desse modo, seus parceiros são responsáveis tanto pela venda de seus produtos quanto pela prestação de serviços.

Por fim, destacamos o alto crescimento que a Méliuz vem apresentando ao longo dos últimos anos, com o volume geral de vendas (GMV) tendo sido multiplicado por 10x aos longo dos últimos cinco anos, concomitante ao aumento da receita bruta em 77% durante o mesmo período. Combinado a estes números, ressaltamos o forte crescimento adotado pelo e-commerce nos últimos meses, que deve seguir nos patamares atuais.

Petz ON (PETZ3)

As ações da companhia vêm apresentando desempenho positivo desde a sua abertura de capital em setembro, o que pode ser justificado pelo case de sucesso da Petz. Com a ajuda de um fundo de Private Equity, a Warburg Pincos, a varejista conseguiu crescer em número de lojas e em faturamento nas mesmas lojas de forma rápida e consistente. Hoje são 110 lojas situadas em 13 Estados do País e no Distrito Federal, e canais digitais operando com omnicanalidade completa.

Ainda, a plataforma de soluções para pets contou com crescimento expressivo de seu e-commerce, que no  3T20, teve performance de vendas superior a do 3T19 em quase 400%, representando aproximadamente 26% de sua receita total.

Acreditamos que a Petz ainda possui muitas oportunidades de crescimento nos próximos meses, como (i) continuidade da sua estratégia de expansão de lojas; (ii) maior investimento em omnichanel, o que permitirá o cadastramento de mais unidades no canal digital e assim colaborará para redução de despesas com logísticas e melhora da experiência do cliente; (iii) expansão das vendas mesmas lojas (SSS); (iv) aumento do ticket médio.

São Martinho ON (SMTO3)

As ultimas safras da companhia tem apresentado um mix de produção mais voltado a produção de álcool, mas avaliamos uma mudança na tendência para esse ano. Isso porque o cenário para o petróleo continua volátil no curto prazo, com o excesso de produção e demanda ainda em níveis reprimidos. Por outro lado, para a safra 20/21, o açúcar segue surpreendendo, principalmente pelo dólar em patamares mais elevados e uma redução na produção na Índia.

Com relação a companhia, os índices de produtividade do canavial seguem como o principal destaque operacional, assim como o margem Ebitda da companhia – uma das maiores do setor.

Outro ponto importante, a companhia possui níveis confortáveis de liquidez para suportar cenários desafiadores como este.

Gostamos da execução da companhia, e esperamos que o bom momento para o setor se mantenha, com a recuperação no preço do petróleo para 2021 e cenário favorável para o açúcar.

Tenda ON (TEND3)

Dentro do setor de Construção Civil, focando no público de menor renda, a Tenda é nossa preferida.

Em função: (i) capacidade de vendas de forma 100% online; (ii) processo construtivo mais eficiente, o que gera margens brutas mais elevadas em meio a pressão de preços dos materiais construtivos; (iii) potencial de crescimento do volume de lançamentos nos próximos trimestres.

A prévia operacional do 3T20 demonstrou justamente isso sendo o melhor trimestre da companhia em diversos aspectos, com forte crescimento em lançamentos (+29,3% a/a), vendas brutas (+41,7% a/a) e VGV repassado (+125% a/a). Esperamos que essa tendência se mantenha com a manutenção dos juros em patamares baixos impulsionando essa tendência.

Por fim, a companhia ainda apresenta um landbank robusto de mais de R$ 10 bilhões para novos lançamentos.

Via Varejo ON (VVAR3)

A consolidação da atuação omnichanel, com o turnaround operacional da companhia, foco na ampliação de suas vendas, redução de despesas e aprimoramento de seus sistemas operacionais tendem a trazer valor importante para Via Varejo no médio prazo. A aquisição do Banqi também auxilia o posicionamento da empresa no processo de digitalização, ampliando a capacidade em desenvolver também os serviços financeiros online, via carnês e, posteriormente, utilizando a ampla base de clientes das companhias da Via Varejo para integralização dos serviços financeiros.

Com o início da crise da COVID-19 e as medidas de isolamento social, a companhia intensificou suas ações relacionadas ao desenvolvimento da estrutura online. Seu canal digital passou a representar mais de 34% do GMV, com os aplicativos da Casas Bahia e Ponto Frio saindo de 1,5 milhões de downloads em junho/19 para mais de 15 milhões um ano depois.

O follow on realizado recentemente no valor de R$4,45 bilhões, a capitalização via debêntures de R$1,5 bilhão e o alongamento das dívidas de curto prazo com fornecedores devem trazer a solidez financeira necessária para que a Via Varejo amplie sua capacidade de atuação no setor, destravando valor importante para a companhia.

Destacamos ainda o valuation atrativo, VVAR3 é negociado a 1,3x EV/Receita , enquanto MGLU3 é negociado a 5.1 x e BTOW3 a 6.0x

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Luis Sales – CNPI
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