Small Caps | Março/2021

Tempo de leitura: 15 minutos

A Carteira SmallCapsencerrou o mês de Fevereiro em território negativo, abaixo de seu índice de referência (SMLL). Durante o mês, os grandes estímulos para o movimento dos mercados foram: (I) sequência da vacinação contra a Covid-19 ao redor do globo; (II) discussões em torno do pacote de auxílios divulgado por Joe Biden para combater os efeitos da pandemia; (III) falas de descontentamento do presidente Jair Bolsonaro com a atual política de preços adotada pela Petrobras e substituição realizada pelo Governo Federal no cargo de presidente da estatal, de Roberto Castello Branco para o general Joaquim Silva e Luna; (IV) consequente aumento da volatilidade do mercado local e fuga de estrangeiros; e (V) entrega da MP da Eletrobras ao Congresso, visando acelerar o processo de privatização da empresa. Destacamos as companhias relacionadas à commodities, que no momento se encontram diante de um cenário positivo, impulsionadas pela taxa de câmbio em patamares elevados e avanço de preços nos mercado internacional.

Destaque Positivo: 3R Petroleum (RRRP3)

Durante o mês de Fevereiro, a 3R Petroleum deu sequência a sua estratégia de crescimento, que se pauta especialmente na aquisição de desinvestimentos da Petrobras, realizando sua sexta aquisição de campos maduros, Peroá e Cangoá, campos de gás natural, localizados no Espirito Santo. Com isso, a companhia totaliza valor de US$ 627 milhões em compras para compor seu portfólio. Ainda, a empresa vem divulgando um aumento gradual de sua produção nos campos já sob o seu controle, demonstrando retomada dos volumes.

Para Março

Para Março, esperamos um cenário de elevada volatilidade, não apenas devido ao aumento de casos de infecção por Covid-19 ao redor do mundo, mas também os recentes ocorridos com relação à Petrobras e Eletrobrás, que vêm movimentando o mercado ao longo dos últimos dias. Acreditamos, no entanto, que o andamento das campanhas de vacinação em diferentes países possam gerar um otimismo maior para setores relacionados à tese de reabertura comercial.

Com relação aos riscos, o ponto de atenção será um possível atraso em relação ao recebimento das vacinas e ainda a maneira como estas serão distribuídas entre os estados.

Para a carteira, retiramos os ativos da BR Malls, Banrisul e Neogrid, para dar entrada em Aeris, BrasilAgro e Marfrig. Acreditamos que, com essas trocas, seremos capazes de capturar oportunidades com ações que podem seguir obtendo boas performances operacionais mesmo em meio ao cenário incerto.

Comentários e Recomendações

3R Petroleum (RRRP3)

A 3R Petroleum atua dentro do setor de óleo e gás e adota estratégia de crescimento similar a da PetroRio (PRIO3), focada especialmente na revitalização e redesenvolvimento de campos maduros localizados em terra e águas rasas. A companhia espera, ao longo dos próximos anos, se desenvolver através do crescimento orgânico dos seus ativos, somado a possíveis oportunidades de compra presentes no plano de desinvestimentos da Petrobras.

Acreditamos que o setor como um todo deva enfrentar um tendência positiva ao longo dos próximos meses, após períodos de alta oscilação do preço do barril de petróleo durante a pandemia. Ainda, a retomada do setor de transportes deve impulsionar o aumento da demanda pela commodity.

Destacamos ainda algumas oportunidades do ativo: (I) custos e despesas inferiores à média do mercado, devido ao fato de a 3R operar em terra ou plataformas automatizadas sem tripulação fixa; (II) primeiro IPO da B3 com de uma empresa de óleo e gás com foco em campos maduros e sem viés exploratório; e (III) plano de negócios guiado por fatores ESG.

Aeris ON (AERI3)

A Aeris é uma fabricante de pás eólicas que detém hoje 62% de participação do mercado brasileiro e 7% do internacional (ex-China). A companhia possui como clientes as cinco empresas mais relevantes do setor e se destaca por ter uma equipe bastante capacitada, que proporciona um serviço e material de alta qualidade e uma baixíssima taxa de erros, além de estar localizado próximo aos principais parques eólicos do país, garantindo uma logística superior. Sua estreia na B3 ocorreu recente, a partir de uma oferta pública inicial de ações que teve seu preço fixado abaixo da faixa determinada de R$6,50 a R$8,10, em R$5,50, e levantou R$1,13 bilhão.

A companhia possui ampla presença no mercado, e seu IPO veio para a fortalecer ainda mais o seu crescimento. Com a oferta, a companhia pretende, principalmente, ampliar sua planta em Pecém, no Ceará, onde se localizam suas unidades industriais. A expansão irá contribuir para que a companhia aumente de forma significativa sua capacidade de produção de pás por ano, atingindo um patamar em torno de 6,6 GW por ano, vs. 2,1GW fabricados pela empresa em 2019. Destacamos a vantagem frente a seus pares, que hoje se encontram em estágios mais avançados e, portanto, estáveis do ciclo de crescimento, enquanto a Aeris deve percorrer curva mais agressiva ao longo dos próximos anos.

Ainda, é importante ressaltar a vantagem da empresa a estar localizada no Brasil, região onde os custos de instalação são mais baixos que a média do mercado, e ainda dentro do Nordeste brasileiro, onde os ventos são de extrema qualidade, em um porto, que também reduz os custos de transporte das pás fabricadas. A cia ainda pretende fortalecer sua estrutura, de modo a aumentar seu volume de produção e poder atender um maior número de clientes, como Siemens Gamesa, empresa espanhola com qual a companhia negociou contrato válido até 2023 na semana passada, e reduzir a concentração de sua receita.

BrasilAgro ON (AGRO3)

A companhia captou cerca de R$ 400 milhões com um follow-on, pretendendo pagar por terras adquiridas a pouco tempo na Bolívia, no valor de US$30 milhões. A empresa possui hoje uma baixa alavancagem (1,7x dívida líquida/Ebitda), mas ainda assim a oferta traz benefícios à companhia, na medida em que aumenta a liquidez de suas ações. Ainda, deve contribuir para que a BrasilAgro dê seguimento ao processo de crescimento de sua área plantada, além de impulsionar o desenvolvimento de suas terras.

Nossa visão é positiva para a companhia, que vêm apresentando boa produtividade em suas terras e eficácia nas vendas realizadas até o momento. Ainda, o preço da soja e do milho atingem hoje máximas históricas, como reflexo da forte demanda na China, o que deve se manter até a safra de 2021/2022, além do câmbio nos patamares atuais, impulsionando os seus resultados financeiros.

CVC ON (CVCB3)

A companhia de turismo foi bastante penalizada ao longo do ano com a chegada da pandemia de Covid-19, isto porque foram estabelecidas medidas de isolamento social, fazendo com que a população saísse de casa, além do fato de muitas fronteiras terem fechado, para assim impedir uma maior disseminação do vírus.

No entanto, com as recentes notícias relacionadas à eficácia das vacinas contra a Covid-19, o mercado passou a adotar um grande otimismo. Diante disso, acreditamos que a entrada no papel faça sentido nos níveis atuais, de modo que o mesmo deva apreciar ainda mais conforme a população comece a se vacinar.

Ainda, reforçamos nossa recomendação após a reestruturação da dívida da CVC de R$1,5 bilhão, o que diminui seus compromissos de curto prazo de R$600 milhões para R$433 milhões e ainda garante o não vencimento antecipado de suas outras séries de debêntures. Na nossa visão, isto deve remover uma grande pressão negativa que incidia sobre seu papel.

Tendo em vista que esta questão relacionada a seu endividamento foi resolvida, reiteramos ainda o fato de seu management agora poder focar seus esforços no processo de turnaround da empresa.

Lojas Quero-Quero ON (LJQQ3)

A varejista voltada para os segmentos casa e construção começou a ter suas ações negociadas em bolsa no início de agosto, através de uma oferta pública inicial de ações que levantou quase R$ 2 bilhões.

Hoje a companhia possui 326 lojas, que estão posicionadas em cidades pequenas e médias (de até 300 mil habitantes) na região Sul do país. Isto contribui para que sua concorrência não seja muito agressiva, visto que os grandes players do mercado, que possuem alta escalabilidade, posicionam-se majoritariamente em cidades grandes. Sendo assim, a Lojas Quero-Quero disputa participação de mercado com players locais, que possuem em geral uma atuação mais informal. Estes podem vir a ter um relacionamento de maior proximidade com os clientes que habitam as pequenas cidades, mas ao mesmo tempo, não possuem a escala e a capacidade de oferta de crédito da companhia, o que tornam as barreiras de entrada no segmento relevantes.

Entre as principais oportunidades de crescimento para o negócio, listamos: (i) cerca de 5.400 cidades do Brasil se enquadram nos padrões estabelecidos para abertura de lojas da empresa, que englobam aproximadamente 127 milhões de habitantes; (ii) crescimento acelerado do número de lojas desde 2018 apresentando altos retornos; (iii) 66 lojas que estão no radar para serem reformadas e assim se tornarem mais lucrativa, o que corresponde a 18% do total; (iv) poucos players relevantes em destaque.

Marfrig ON (MRFG3)

O frigorífico segue bem posicionado para aproveitar as oportunidades no âmbito internacional. A Febre Suína Africana dizimou grande parte do rebanho suíno na China, criando escassez global de proteína e abrindo oportunidade para doméstica e internacional para rentabilização da empresa. Mesmo com o início da recomposição do rebanho chinês, ainda avaliamos um cenário positivo par aas exportações.

Dentre os riscos, vemos o avanço da arroba do boi e dos grãos (grande parte do custo para a formação das proteínas) como um ponto de atenção no curto prazo. A necessidade de reajustes na ponta final são necessárias nos próximos meses para que a pressão sobre os custos se alivie.

No âmbito de inovação, a empresa segue investindo na criação de novos produtos, principalmente focando nos segmentos veganos. Além disso, a empresa se favorece da demanda aquecida por proteína também nos EUA.

Para o 2021, esperamos: (i) ciclo do boi positivo na operação dos EUA, favorecido também pela demanda local aquecida; (ii) foco em inovação em produtos com grande potencial de aceitação no mercado doméstico, com maior valor agregado e, por consequência, margens superiores; e (iii) exportações na América do Sul mais que compensando valor elevado da arroba brasileira.

Destacamos também o valuation atrativo em relação aos seus pares que os papéis são negociados.

Méliuz ON (CASH3)

A Méliuz foi a primeira companhia a oferecer o conceito de cashback, que vem se tornando cada vez mais frequente entre bancos. Por ter sido pioneira, a empresa detém grande expertise no assunto, o que a permite oferecer seu serviço no mercado de maneira bastante atrativa (através da estratégia ganha-ganha).

Fundada em 2011, seu business consiste em conectar as maiores varejistas brasileiras a seu programa de cashback em seu marketplace. A empresa conta, atualmente, com uma base bastante fidelizada e robusta, totalizando 10 milhões de clientes, dentre os quais 1,7 milhões são ativos.

Ainda, a empresa opera desde 2019 com serviços financeiros, oferecendo cartões de crédito Méliuz através de uma parceria com o Banco Pan, que atua como responsável pela emissão e aprovação de crédito para os clientes, poupando a Méliuz do risco.

A companhia trabalha através do modelo de asset-light, no qual a empresa possui poucos funcionários e nenhum estoque ou ativo imobilizado. Desse modo, seus parceiros são responsáveis tanto pela venda de seus produtos quanto pela prestação de serviços.

Por fim, destacamos o alto crescimento que a Méliuz vem apresentando ao longo dos últimos anos, com o volume geral de vendas (GMV) tendo sido multiplicado por 10x aos longo dos últimos cinco anos, concomitante ao aumento da receita bruta em 77% durante o mesmo período. Combinado a estes números, ressaltamos o forte crescimento adotado pelo e-commerce nos últimos meses, que deve seguir nos patamares atuais.

Petz ON (PETZ3)

As ações da companhia vêm apresentando desempenho positivo desde a sua abertura de capital em setembro, o que pode ser justificado pelo case de sucesso da Petz. Com a ajuda de um fundo de Private Equity, a Warburg Pincos, a varejista conseguiu crescer em número de lojas e em faturamento nas mesmas lojas de forma rápida e consistente. Hoje são 110 lojas situadas em 13 Estados do País e no Distrito Federal, e canais digitais operando com omnicanalidade completa.

Ainda, a plataforma de soluções para pets contou com crescimento expressivo de seu e-commerce, que no  3T20, teve performance de vendas superior a do 3T19 em quase 400%, representando aproximadamente 26% de sua receita total.

Acreditamos que a Petz ainda possui muitas oportunidades de crescimento nos próximos meses, como (i) continuidade da sua estratégia de expansão de lojas; (ii) maior investimento em omnichanel, o que permitirá o cadastramento de mais unidades no canal digital e assim colaborará para redução de despesas com logísticas e melhora da experiência do cliente; (iii) expansão das vendas mesmas lojas (SSS); (iv) aumento do ticket médio.

São Martinho ON (SMTO3)

As ultimas safras da companhia tem apresentado um mix de produção mais voltado a produção de álcool, mas avaliamos uma mudança na tendência para esse ano. Isso porque o cenário para o petróleo continua volátil no curto prazo, com o excesso de produção e demanda ainda em níveis reprimidos. Por outro lado, para a safra 21/22, o açúcar segue surpreendendo, principalmente pelo dólar em patamares mais elevados e uma redução na produção na Índia.

Com relação a companhia, os índices de produtividade do canavial seguem como o principal destaque operacional, assim como o margem Ebitda da companhia – uma das maiores do setor.

Outro ponto importante, a companhia possui níveis confortáveis de liquidez para suportar cenários desafiadores como este.

Gostamos da execução da companhia, e esperamos que o bom momento para o setor se mantenha, com a recuperação no preço do petróleo para 2021 e cenário favorável para o açúcar.

Via Varejo ON (VVAR3)

A consolidação da atuação omnichanel, com o turnaround operacional da companhia, foco na ampliação de suas vendas, redução de despesas e aprimoramento de seus sistemas operacionais tendem a trazer valor importante para Via Varejo no médio prazo. A aquisição do Banqi também auxilia o posicionamento da empresa no processo de digitalização, ampliando a capacidade em desenvolver também os serviços financeiros online, via carnês e, posteriormente, utilizando a ampla base de clientes das companhias da Via Varejo para integralização dos serviços financeiros.

Com o início da crise da COVID-19 e as medidas de isolamento social, a companhia intensificou suas ações relacionadas ao desenvolvimento da estrutura online. Seu canal digital passou a representar mais de 34% do GMV, com os aplicativos da Casas Bahia e Ponto Frio saindo de 1,5 milhões de downloads em junho/19 para mais de 15 milhões um ano depois.

O follow on realizado recentemente no valor de R$4,45 bilhões, a capitalização via debêntures de R$1,5 bilhão e o alongamento das dívidas de curto prazo com fornecedores devem trazer a solidez financeira necessária para que a Via Varejo amplie sua capacidade de atuação no setor, destravando valor importante para a companhia.

Destacamos ainda o valuation atrativo, VVAR3 é negociado a 1,0x EV/Receita , enquanto MGLU3 é negociado a 4.6 x e BTOW3 a 3.6x

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