Cotações por TradingView

Flash Macro | Setor de serviços avança a ritmo favorável em junho

Tempo de leitura: 6 minutos
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-99.png

Como apontado pela PMS, divulgada hoje pelo IBGE, o setor de serviços apresentou expansão de 1,7% em junho, levando a variação interanual do índice para 21,1% e o acumulado do ano para 9,5%. Todas as atividades do setor de serviços apresentaram expansão durante o mês. Com este resultado, o índice de volume no setor de serviços continua localizado em patamares acima do nível pré-pandêmico.

Serviços prestados às famílias, que avançaram a uma taxa mensal de 8,1%, ficando em 72,9% na comparação interanual. O bom desempenho da atividade mais sensível ao contato social foi puxado principalmente pelo bom desempenho de restaurantes, hotéis, serviços de bufê, atividade de condicionamento e afins.

Os serviços de transportes também surpreenderam e exerceram a influência mais contundente, avançando a um ritmo de 1,7% na margem. O setor registra variação de 28% contra o mesmo mês do ano passado e reflete, basicamente, o bom desempenho do transporte rodoviário de cargas, transporte aéreo de passageiros, gestão de portos e terminais e transporte dutoviário.

Os serviços de informação e comunicação aumentaram 2,5% no mês, ficando 13,6% acima do nível verificado em junho do ano passado. A alta do setor veio na esteira do aumento da receita de provedores de conteúdo e ferramentas de buscar na Internet, atividades de TV aberta, suporte técnico, serviços em tecnologia da informação e outras atividades de telecomunicações.

Os serviços profissionais, administrativos e complementares avançaram 1,4% em junho, registrando, novamente, elevada variação interanual de 16,6%. A categoria voltou a refletir a contínua retomada na locação de veículos, soluções em pagamentos eletrônicos, limpeza geral, serviços de engenharia, locação de mão-de-obra e outros tipos de atividade técnicas ligados à arquitetura e à prática jurídica.

Por fim, Outros Serviços avançaram 2,3, registrando alta interanual de 16,6%. O bom desempenho do setor continua a repercutir, principalmente, o forte avanço de atividade relacionados ao mercado de valores mobiliários, além de outras atividades ligadas à serviços de consultoria em investimentos financeiros, previdência e outras atividades do mercado financeiro.

Para observa o desempenho das diferentes categorias dos serviços em diferentes janelas temporais, verifique a tabela abaixo.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-100.png

Nossa visão:

A atividade no setor de serviços surpreendeu positivamente na leitura de junho, avançando a um ritmo bastante superior ao esperado pelo mercado, que previa uma variação próxima de nula. Na medida em que o setor de serviços é o mais sensível à taxa de propagação do vírus, pois depende imensamente do contato social para executar suas operações, compreendemos que o bom desempenho está diretamente ligado ao avanço quase que ininterrupto da mobilidade – que por sua vez depende da vacinação – ao longo do segundo trimestre.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-101.png

A partir do segundo trimestre do ano – mas principalmente ao longo da parte final do trimestre – a vacinação ganhou tração considerável ao longo do país, permitindo que as restrições à mobilidade fossem continuamente relaxadas, levando consigo a um aumento da mobilidade. É importante frisar que, além de permitir um aumento da mobilidade, a vacinação também causa uma elevação da confiança dos agentes econômicos – algo que tem ficado bastante claro nos índices de confiança divulgados até o momento, seja do lado do produtor, seja do lado do consumidor.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-102.png

Ao longo do segundo trimestre, a média móvel de sete dias de vacinas aplicadas diariamente ficou em torno de 850 mil, mas já está em 1,33 milhão na entrada deste terceiro trimestre. A nova aceleração no ritmo de vacinação sugere que uma reabertura mais consistente e intensa é, de fato, o caso mais provável daqui para frente. Sem dúvida alguma, induzirá, junto com o aumento continuado da confiança, um efeito expansionista adicional sobre a atividade do setor no que resta do ano.

É, no entanto, importante colocar em evidência os riscos trazidos pelas variantes mais infecciosas, tal qual a delta e, mais recentemente, a lambda. No momento, não acreditamos que seja um risco preocupante. Todas as vacinas aplicadas no país se demonstraram altamente eficazes em evitar mortes e internações – que é que importa no final das contas – e, talvez mais importante, a população brasileira, ao contrário da americana, tem uma elevada intenção vacinal. Pesquisas apontam que aproximadamente 92% da população brasileira está disposta a tomar a vacina. 

Por fim, com relação à atuação da autoridade monetária, vemos o resultado de hoje apenas como uma confirmação do que foi expresso recentemente na ata: “Para o Comitê, o segundo semestre do ano deve mostrar uma retomada robusta da atividade, na medida em que os efeitos da vacinação sejam sentidos de forma mais abrangente. ” Ou seja, confirma o otimismo do BC com a recuperação derivada da vacina, mas, claro, segue colocando em evidência os riscos inflacionários trazidos pela forte retomada na demanda por serviços. Ou seja, em nada muda o plano de ajustar a política de juros de forma a combater a forte e persistente aceleração inflacionária.

Disclaimer: Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores,  para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo.  Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações. Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 21 da Resolução CVM nº 20, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.

Relacionados

Guide Mercados Hoje: Ômicron e Powell Hawk voltam a achatar a curva americana

No Mercados Hoje falamos sobre a abertura do mercado e listamos os principais acontecimentos do noticiário e da agenda econômica no [...]

Victor Beyruti Guglielmi - 01/12/2021

Apito Final | Bolsas fecharam novembro com novos riscos no radar

Internacional • Normalização monetária antecipada e receios com Ômicron derrubaram bolsas globais;• Confiança do consumidor americano teve nova queda em novembro. Brasil • Aprovação [...]

Rafael Gabriel Pacheco - 30/11/2021

Rio Bravo: Olhar Atento | A taxa de desemprego ficou em 12,6% no trimestre encerrado em setembro

A taxa de desemprego ficou em 12,6% no trimestre encerrado em setembro, ficando abaixo da expectativa do mercado (12,7%). Essa taxa [...]

Rio Bravo - 30/11/2021
Logo o guia financeiro

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções