Setor de Energia: BNDES é indicado para reativar Novo Mercado de gás

Tempo de leitura: 1 minuto
 
A um ano atrás, ocorreu o lançamento do programa Novo Mercado de Gás, que possuía bases para a abertura do setor de gás natural.
 
Porém, a indústria ainda está longe do choque de energia barata que havia sido prometido pelo governo.
 
A equipe econômica, no entanto, acredita que o gás poderia atrair investimentos necessários para que haja uma recuperação da economia.
 
Seguindo essa linha, o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) tem interesse em se posicionar como articulador, entre os agentes da iniciativa privada, para impulsionar o mercado.
 
Hoje, o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, irão se reunir com agentes do setor, como Petrobras, Shell e Equinor, e o Ministério de Minas e Energia, para discutir formas de atrair os investimentos que ainda não aconteceram no primeiro ano do programa.
 
O BNDES divulgou recentemente, um relatório com diversas sugestões para desenvolvimento desse mercado. 
 
Com isso, é estimado que até julho, a instituição apresente um plano de ação para destravar o setor. Uma das principais preocupações do banco está na expansão da malha de gasodutos marítimos de escoamento. A expectativa é que a infraestrutura atual fique estrangulada a partir de 2025, o que demanda investimentos urgentes.

Impacto: Positivo. O choque de energia barata prometido pelo governo não está nem perto de ser alcançado já um ano após o lançamento do programa Novo Mercado de Gás. Com o BNDES assumindo a missão de destravar esse mercado, os projetos comecem a ser postos em prática em um breve período.

Relacionados

Guide Empresas - Gol divulga estimativas do 1T21; JHSF divulga prévia operacional

Gol: Cia divulga estimativas do 1T21Impacto: Marginalmente PositivoJHSF: Cia registra venda de R$ 346 milhões no trimestreImpacto: Marginalmente PositivoBanco Inter: Anuncia [...]

Luis Sales - 14/04/2021

Guide Empresas - Cyrela divulga prévia operacional, PetroRio anuncia relatório de reservas

Grupo Pão de Açúcar (#PCAR3)Impacto: PositivoPetroRio (#PRIO3): Cia divulga relatório de reservasImpacto: PositivoCyrela (#CYRE3): Cia anuncia prévia operacional do 1T21Impacto: Marginalmente [...]

Luis Sales - 13/04/2021

Guide Empresas - B3 divulga dados operacionais; Rede D’or e Fleury anunciam aquisições

B3: Cia divulga dados operacionais de marçoImpacto: Marginalmente NegativoRede D’or: Cia anuncia aquisição de 51% do Hospital Nossa Senhora das NevesImpacto: [...]

Luis Sales - 12/04/2021
Logo o guia financeiro

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções