Segundo Tempo: uma dupla improvável

Tempo de leitura: 5 minutos

Introdução: O PIB dos EUA surpreendeu positivamente. As bolsas americanas, por outro lado, operam sem direções claras. Um “alívio” no dólar e juros das Treasuries contribuem para o “alívio” dos mercados locais. No Brasil, o desemprego subiu um pouco mais do que o esperado, para 13,1%. Temer rebate investigações; e dupla Alckmin-Meirelles parece menos provável. No front político, vemos motivos de alguma cautela neste momento.


CENÁRIO EXTERNO: PIB DOS EUA SURPREENDE POSITIVAMENTE.

O “básico” dos mercados… As bolsas europeias operaram nesta 6ª com viés mais positivo, após ganhos na Ásia. Nos EUA, por outro lado, as bolsas operam sem convicção, oscilando próximas à estabilidade. O dólar, que se fortaleceu em grande parte do dia, perdeu algum fôlego. As moedas dos emergentes operam mistas frente à moeda dos EUA. Por fim, os juros das Treasuries também passam por “alívio”, e recuam. Os juros dos papéis soberanos de 10 anos operam ao redor de 2,95% (pouco após 13h, horário de Brasília).

Sobre o PIB dos EUA… A economia americana segue forte, embora tenha perdido algum fôlego em relação ao final de 2017. NO 1º tri de 2018, cresceu 2,3% t/t (em termos anualizados), acima dos 2,0% esperados pelo mercado. No trimestre imediatamente anterior, havia crescido expressivos 2,9%. A desaceleração do início do ano, no entanto, foi menor do que a registrada em anos anterior (afinal, sazonalmente, o início dos anos tende a ter um viés baixista).

E aí? Em meio a uma economia ainda bastante forte nos EUA, a inflação segue apresentando um viés altista, em nossa opinião. Aliás, hoje pela manhã, saiu um índice de custo do emprego, referente ao 1º trimestre do ano. Aumentou 0,8%, acima dos 0,6% do tri anterior, e dos 0,7% esperados pelo mercado.


BRASIL: MERCADOS REAGEM AO EXTERIOR.

Alckmin-Meirelles? Difícil…Voltamos com este assunto, dado que gerou discussões entre investidores. A ideia de compor uma chapa, com o ex-ministro como vice, foi descartada pelo próprio Meirelles. Ao DRIVE, afirmou: “Não sou candidato a vice-presidente. Sou candidato a presidente. Não existe nem nunca existiu negociação para outra coisa. A intenção do MDB é ter 1 candidato a presidente”.

Temer, e as viagens… Pela manhã, no Mercados Hoje, falamos dos planos do atual presidente: irá no sábado (28) a Uberaba (MG); e na 2ª (30), a Ribeirão Preto (SP). Mas daqui a 8 dias viaja à Ásia (embora não haja, no memento, um roteiro definido).

Temer, e as investigações… Pela manhã, Temer fez pronunciamento, de última hora. Rebateu a investigação que o envolve. Disse que a investigação da PF é feita por “pessoas de má-fé”. Pedirá ao ministro Raul Jungmann (Segurança Pública) para apurar quem foi o responsável pelo vazamento de informações.

Desemprego subiu… Segundo os dados da PNAD Contínua, do IBGE, a taxa de desemprego atingiu 13,1% no primeiro trimestre deste ano. O mercado esperava que esta subisse de 12,6% para 12,9%. Apesar do aumento, ainda vemos o mercado de trabalho em gradual tendência de recuperação. Vale notar: aumentou em 1,8% a/a a população ocupada. E, embora a maior parte tenha sido de trabalhadores informais, vimos pela 1ª vez desde o 1º trimestre de 2015 os trabalhadores formais contribuindo para este avanço.

E os mercados? Vemos neste início de tarde alguma pressão baixista sobre dólar e DIs. A bolsa, em leve alta, opera pouco acima dos 86,5 mil pontos. O exterior – que deixou de ter commodities em viés mais negativo, e viu um “alívio” nos movimentos de alta de dólar e juros das Treasuries – contribui para isto. Quanto ao âmbito local – e, mais precisamente, quanto ao front político – vemos razões de alguma cautela ligeiramente maior neste momento.


    Sobre as oscilações do pregão:

    Ibovespa: : +0,14%, aos 86.501 pontos;
    Real/Dólar: -0,17%, cotado a R$3,469;
    Dólar Index: +0,11%, 91,660;
    DI Jan/21: -04 pontos base; 7,890%;
    S&P 500: +0,17%, aos 2.671 pontos.

    *Por volta das 14h44, horário de Brasília. Obs.: a taxa de câmbio utilizada é a referência da Bloomberg.

    Contatos

    Renda Variável*


    Luis Gustavo Pereira – CNPI
    [email protected]

    Equipe Econômica

    Ignácio Crespo
    [email protected]

    Lucas Stefanini
    [email protected]

    Rafael Gad
    [email protected]

    *A área de Renda Variável é a responsável por todas as recomendações de valores mobiliários contidas neste relatório.
    “Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 17 da Instrução CVM nº. 483/10, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.“

    Relacionados

    Rio Bravo: Olhar Atento |O PLN

    O Congresso aprovou ontem o PLN que reedita o Programa de Manutenção do Emprego e da Renda e o Pronampe, duas [...]

    Rio Bravo - 20/04/2021

    Guide Empresas - Vale e Carrefour divulga dados operacionais do 1T21; BRMalls retoma operações de Shoppings

    Vale: Cia apresenta dados de produção referente ao 1T21Impacto: NeutroCarrefour: Cia divulga dados de vendas do 1T21Impacto: Marginalmente PositivoBrMalls: Cia anuncia [...]

    Luis Sales - 20/04/2021

    Mercados Hoje | R$100 bilhões fora do teto

    Introdução: Internacional: Consolidação • Bolsas globais têm manhã de consolidação, com queda dos principais índices em movimento de realização de lucro por parte [...]

    Victor Beyruti Guglielmi - 20/04/2021
    Logo o guia financeiro

    Entrar

    Como deseja continuar?

    Abra sua conta

    Preencha os campos abaixo
    ou use uma das opções