Introdução: As bolsas da Europa encerraram o dia em baixa, e os mercados de NY seguem este movimento. Investidores acompanham os impasses comerciais envolvendo os EUA. Quanto às commodities, em dia de dólar em alta, segue o viés mais negativo. Por aqui, o Ibovespa acompanha o exterior, e opera em queda. Dólar e DIs avançam, em dia de maior aversão ao risco.
Mercados… As bolsas da Europa encerraram o dia com viés negativo. O índice Stoxx 600, por exemplo, recuou ao redor de 1,5%. Nos EUA, o dia também não é dos mais favoráveis. As bolsas de NY seguem no vermelho. O dólar se valoriza frente às moedas do G-10 e a maioria dos emergentes. Investidores buscam maior proteção, em meio às crescentes guerras comerciais envolvendo os EUA. É neste contexto que a maioria das commodities tem viés baixista.
Mais guerra… Nesta 4ª (15), a Turquia anunciou um decreto dobrando as tarifas sobre algumas importações norte-americanas (entre elas, álcool, carros e tabaco). O movimento é uma retaliação as recentes medidas dos EUA, que autorizou – na última semana – tarifas mais altas sobre as importações de alumínio e aço do país turco. Isto foi algo que reduziu o apetite dos investidores estrangeiros para ativos de riscos globais.
Na agenda… Nos EUA, destaque para os dados de vendas no varejo do mês de julho, que cresceram mais que o esperado. Houve um avanço de 05%, frente expectativa de 0,4%, reforçando a solidez da economia americana no início desse terceiro trimestre.
Mercados… Em linha com o esperado, a bolsa recua, e pressões de alta são registradas nos mercados de câmbio e juros. O Ibovespa intensifica as perdas, e opera próximo dos 77 mil pontos. O dólar oscila próximo de R$ 3,88. O CDS de 5 anos, que mede a percepção de risco país, sobe mais de 2% (ao redor de 245 pontos base, por volta das 14h). Os movimentos são reflexos do quadro externo desfavorável para ativos de riscos, além do mau humor das commodities nesta sessão.
Sobre o Ibovespa… Petrobrás e Vale seguem como as principais baixas (em pontos) do Ibovespa. O movimento ocorre em linha com a desvalorização — de grande parte – das commodities. CCR também recua após reportar números do 2º tri (confira mais no Guide Empresas). Por outro lado, o setor de Papel & Celulose é destaque positivo. Afinal, é dia de dólar forte, que ajuda às exportadoras.
De olho no PT… O partido deve registrar a candidatura do ex presidente Lula próximo do encerramento do prazo (4ª feira, 15, às 19h, horário de Brasília). A estratégia do PT é evitar que outro partido apresente ação de impugnação ainda hoje. Lembrando: nos dias 17/18 será aberto o prazo de 5 dias para que o MP (ou algum outro partido) faça a impugnação da candidatura do Lula. O prazo deve terminar entre os dias 22 e 23. Depois disso, e barrada a candidatura de Lula, Haddad deve assumir a chapa para concorrer a presidência do Planalto.
Ainda sobre o PT… Gleisi Hoffmann, presidente do partido dos trabalhadores, é atualmente a principal adversária da candidatura de Fernando Haddad. Afinal, a senadora mantém suas esperanças em ser o “Plano B” de Lula.
Do lado Macro: IBR-Br… Influenciado pela greve dos caminhoneiros, o IBC-Br registrou resultado negativo no 2º tri deste ano. Em junho, o índice avançou 3,29% depois de recuar 3,28% no mês anterior. Em 12 meses, o IBC-Br alcançou 1,82%. Os números vieram próximo do esperado pelo consenso. Ou seja: não tivemos grandes surpresas com o índice.
Ibovespa: : -1,38%, aos 76.971 pontos;
Real/Dólar: +0,5%, cotado a R$3,917;
Dólar Index: +0,01%, 96,893;
DI Jan/21: -02 pontos base; 9,210%;
S&P 500: -0,62%, aos 2.804 pontos.
*Por volta das 14h13, horário de Brasília. Obs.: a taxa de câmbio utilizada é a referência da Bloomberg.
Renda Variável*
Luis Gustavo Pereira – CNPI
[email protected]
Equipe Econômica
Lucas Stefanini
[email protected]
Rafael Gad
[email protected]
Julia Carrera Bludeni
[email protected]
Internacional Sem novidades no radar, ativos internacionais dão continuidade a perdas após testar máximas consecutivamente nas últimas semanas;Em dia fraco de indicadores, [...]
O Congresso aprovou ontem o PLN que reedita o Programa de Manutenção do Emprego e da Renda e o Pronampe, duas [...]
Vale: Cia apresenta dados de produção referente ao 1T21Impacto: NeutroCarrefour: Cia divulga dados de vendas do 1T21Impacto: Marginalmente PositivoBrMalls: Cia anuncia [...]