Cotações por TradingView

Segundo Tempo: atue com sensatez

Tempo de leitura: 7 minutos

Introdução: O dólar segue mais forte frente às moedas dos emergentes, mas opera mais estável frente às moedas do G-10. Os juros das Treasuries, ainda assim, seguem em alta. O mercado está à espera do Livro Bege; e aumentam as especulações sobre a reunião do BC europeu, na próxima semana. Aqui, investidores estão à espera da votação da CCJ. Em bolsa, papéis de varejistas mostram alguma recuperação, após reações negativas à Amazon. Dólar e DIs têm direções menos claras, e mais moderadas.


CENÁRIO EXTERNO: À ESPERA DO LIVRO BEGE; DÓLAR PERDE FORÇAS, MAS JUROS DAS TREASURIES AINDA SOBEM.

Sobre os mercados… As bolsas, não só da Europa, mas também dos EUA, operam, em sua maioria, com ganhos nesta 4ª. O dólar segue firme frente às moedas do G-10 e emergentes, enquanto as commodities seguem registrando uma sessão mais negativa (especial destaque à queda do minério de ferro futuro, que recuava mais de 3%). Lá fora, o otimismo com relação aos resultados das empresas neste 3º tri de 2017 é, ainda, algo que contribui para puxar as ações de EUA e Europa para cima. Registre-se: o índice Dow Jones, por exemplo, volta a operar acima da marca de 23 mil pontos…

Sobre os balanços… Destaques para os papéis da IBM (+9%) e Nothern Trust (+5%), que avançam firme nas bolsas americanas. Motivo? Resultados corporativos do 3º tri, acima das expectativas do mercado. Por sinal, estes balanços contribuem para que os índices S&P 500 e Dow Jones, nos EUA, superem máximas históricas.

À espera do tal “Livro Bege”… Nos EUA, os investidores estão atentos à divulgação do Livro Bege, para entender melhor os próximos passos do Fed. O documento, que costuma ser extenso, será divulgado às 16h, e pode reforçar o consenso que cresce no mercado: uma 3ª elevação de juros por parte do Fed, ainda em 2017. Hoje, o mercado precifica uma probabilidade de 80% disso acontecer.

As incertezas são as mesmas… Na Europa, não vemos grandes novidades nas últimas horas, que valha a pena destacar aqui. A Espanha pediu que o líder catalão “atue com sensatez”, após prazo dado por Madri para a região desistir de uma iniciativa separatista. “Peço que Puigdemont aja com sensatez, de forma equilibrada, para colocar os interesses de todos os cidadãos em primeiro lugar”, disse Mariano Rajoy, primeiro ministro espanhol.

De olho na inflação, e nas palavras de Draghi… Na próxima semana (5ª, dia 26), o BC europeu se reúne em Frankfurt, para decidir sobre a política monetária da região. Espera-se que Mario Draghi, o presidente da instituição, sinalize que as compras de ativos mensais, atualmente em 60 bilhões de euros, diminuam a partir de janeiro de 2018. Tudo dependerá da inflação que, segundo a última leitura, é de 1,5% — ainda abaixo da meta, de “ao redor de 2%”.


BRASIL: À ESPERA DA CCJ; MERCADO MENOS CLAROS.

Sobre a bolsa… Por aqui, o Ibovespa tem dia de volatilidade, alternando entre altas e baixas. Hoje, vale lembrar, é dia de vencimento de opções sobre o índice. O índice, a vista, se sustenta acima dos 76 mil pontos, mas segue pressionados pelos papéis do setor de Papel & Celulose, em um movimento de realização. Do lado positivo, destacam-se as varejistas, como Lojas Americanas, Lojas Renner e Pão de Açúcar.

Mais sobre os papéis do varejo… As varejistas avançam firme nesta 4ª, no dia em que Amazon lança a sua plataforma de marketplace para eletrônicos no Brasil. Recentemente, os papéis das varejistas recuaram forte, em função do receio dos investidores quanto à expansão da estrangeira no país. Foi, em nossa visão, um movimento exagerado. Fora do índice, Magazine Luiza avançava mais de 7%, B2W avançava mais de 6%, e Via Varejo sobe por volta de 5% (pouco antes das 15h, horário de Brasília).

O “jogo” da política… Após ajudar a “salvar” Aécio, Temer espera uma retribuição do tucano. Espera que ajude a apaziguar os ânimos dentro do partido, inclusive abrindo mão da presidência do PSDB, caso seja necessário. Ainda sobre Temer: ontem, em jantar com Dória, no Jaburu, o presidente, segundo relatos, teria sugerido ao atual prefeito a possibilidade de concorrer ao governo do Estado. Afinal, o candidato tucano natural à presidência – e cada vez mais consolidado – é Alkmin. Dória, no entanto, teria recusado, afirmando que Serra é quem deve concorrer a tal cargo…

Na CCJ, as coisas continuam… Enquanto isso, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara faz votação hoje à tarde. A previsão é de 40 votos contra a denúncia, 25 a favor, e 1 abstenção.

Mais sobre os mercados… O dólar, que vinha operando em alta, perdeu forças por aqui, refletindo o movimento do exterior. Ao redor das 15h, operava próximo à estabilidade. No mercado de juros, os DIs ainda apresentam algum viés baixista, embora contido. Em suma: em linha com o que falamos mais cedo, o dia se mostra mais favorável hoje (em relação a ontem), mas sem muita clareza…

Ignacio Crespo Rey – Economista


Sobre o fechamento do último pregão:

Ibovespa: +0,24%, aos 76.382 pontos;
Real/Dólar: +0,35%, cotado a R$3,171;
Dólar Index: -0,04%, 93,450;
DI Jan/21: -01 pontos base; 8,920%;
S&P 500: +0,13%, aos 2.562 pontos.


*Por volta das 15h07, horário de Brasília. Obs.: a taxa de câmbio utilizada é a referência da Bloomberg.

Contatos

Renda Variável*


Luis Gustavo Pereira – CNPI
[email protected]

Equipe Econômica

Ignácio Crespo Rey
[email protected]

Lucas Stefanini
[email protected]

Rafael Gad
[email protected]

*A área de Renda Variável é a responsável por todas as recomendações de valores mobiliários contidas neste relatório.
“Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 17 da Instrução CVM nº. 483/10, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.“

Relacionados

Apito Final | Nova variante da covid faz bolsas tombarem na Black Friday

Internacional • Ativos de risco globais entraram em derrocada com detecção de nova variante potencialmente resistente às atuais vacinas. Brasil • Ibovespa afundou e [...]

Rafael Gabriel Pacheco - 26/11/2021

Guide Mercados Hoje: Risk off: variante sul-africana traz pandemia de volta ao centro das preocupações na black friday

No Mercados Hoje falamos sobre a abertura do mercado e listamos os principais acontecimentos do noticiário e da agenda econômica no [...]

Victor Beyruti Guglielmi - 26/11/2021

Apito Final | Bolsas internacionais tiveram dia de alta com feriado nos Estados Unidos

Internacional • Feriado americano favoreceu bolsas internacionais depois de dia movimentado no campo dos indicadores. Brasil • Ibovespa fechou em alta com valorização da [...]

Rafael Gabriel Pacheco - 25/11/2021
Logo o guia financeiro

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções