Por que as ações de tecnologia caíram hoje?

Tempo de leitura: 1 minuto

O principal destaque das bolsas globais desde ontem tem sido as expressivas correções dos índices norte-americanos. As fortes quedas observadas ocorrem após uma sequência de altas muito representativa, com o S&P 500 e Nasdaq atingindo máximas históricas diariamente.

A forte performance das empresas de tecnologia durante a pandemia lideravam o movimento favorável de tais índices até então. Entretanto, com os valuation (valor das empresas) em patamares historicamente elevados, investidores passaram a realizar os lucros em suas posições e migrar para ativos de outros setores que ficaram para trás.

O grande ponto em questão é que, diferentemente do Ibovespa, onde as empresas que possuem maior relevância no índice são as exportadoras e os bancos, as companhias que possuem maiores representatividades nos índices estadunidenses são propriamente as de tecnologia.

Dessa maneira, mesmo que tenha uma rotação setorial, é natural vermos os índices norte-americanos sofrendo impactos mais negativos com as quedas das ações de tecnologia hoje.

No Brasil

Quanto ao mercado brasileiro, também pudemos observar performances negativas nos últimos dois pregões, mas em proporções muito inferiores ao americano. O impacto reduzido pode ser explicado por dois fatores: (i) Ibovespa não se recuperou das perdas decorrentes da pandemia enquanto os EUA estavam em suas máximas históricas; (ii) impacto mais significativo em empresas de tecnologia, que possuem menor representatividade na bolsa brasileira.

Ainda, com investidores passando a olhar com mais carinho para o setor financeiro doméstico, a performance mais sólida desse setor tem reduzido nossas possíveis perdas nesses dois dias mais negativos a ativos de risco.

Relacionados

Carteira Recomendada de Ações

A Carteira Top Picks encerrou o mês de Janeiro no campo positivo, acima do seu índice de referência (Ibovespa). O mês [...]

Luis Sales - 03/02/2020

Stock Guide - Guia de Ações | 15 de Janeiro

Conheça o nosso Guia de Ações. Acesse aqui. [...]

Luis Gustavo Pereira - 15/01/2020

Carteira Semanal (09/12 a 16/12)

Na semana passada, o Ibovespa renovou sua máxima histórica ao valorizar-se em +2,67%, cotado aos 111.125 pontos. O real se valorizou [...]

Luis Gustavo Pereira - 09/12/2019
Logo o guia financeiro

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções