Mercados Hoje: Turbulência

Tempo de leitura: 6 minutos

No exterior: Investidores aguardam discurso de Trump.

As bolsas na Europa estão próximas a estabilidade. O viés é de baixa. Nos EUA, o índice S&P500 futuro, por enquanto, aponta para uma abertura positiva do mercado lá.

Após forte desempenho positivo das ações de países desenvolvidos, com expectativas de que governo de Donald Trump adotará medidas pró-crescimento, é a hora do republicano tomar posse. Conseguirá sustentar as expectativas construtivas? A economia segue em ritmo saudável…

Trump toma posse como 45º presidente norte-americano. Em Washington, o Twitter, em parceria com a rede de TV PBS, transmitirá ao vivo a cerimônia. Evento começa às 12h30. O presidente já terá o desafio de unificar a nação. Sua taxa de aprovação é baixa.

Entre as commodities, o Petróleo sustenta alta registrada ontem, com queda dos estoques em Oklahoma. Entre as metálicas, cobre e níquel recuam em Londres. Já o minério de ferro, que tem surpreendido de forma positiva, tem a maior queda em um mês em Daliam, China, com recuo dos preços do aço.

Hoje, do lado “macro”, nada nos EUA. Na madrugada saiu o PIB da China. O indicador registrou crescimento no ano de 6,7%, dentro da meta do governo (entre 6,5% e 7,0%). O resultado veio acima das projeções da Bloomberg, que esperava uma estabilidade de 6,7%. Em 2017 será difícil acreditar que o gigante asiático manterá esse crescimento. A economia deverá desacelerar para uma expansão de 6,4%.

No detalhe: os dados não foram tão interessantes para Brasil. O varejo que teve bom desempenho, enquanto a indústria ficou abaixo do esperado.

No Brasil: Falecimento de Teori Zavascki gera incertezas.

O mercado ficará atento aos desdobramentos do falecimento de Teori Zavascki, ministro do STF e relator da Lava Jato, em queda de avião ontem. O ministro do STF será sepultado em Porto Alegre (RS).

A Polícia Federal instaurou inquérito policial para apurar as causas do acidente da aeronave de prefixo PR-SOM, ocorrido no estado do Rio de Janeiro. O Ministério Público também investiga acidente em Paraty.

Como ficam o andamento dos processos da Lava Jato? A esperada homologação do caso Odebrecht pode atrasar, não deve sair em fevereiro. O atraso será maior se for seguida regimento interno de que relatoria é assumida pelo novo ministro, ainda a ser indicado por Temer e confirmado pelo Senado. O atraso será menor se presidente do STF distribuir o processo a outro ministro.

O destino das ações e inquéritos da operação está nas mãos de Cármen Lúcia e Michel Temer. Para substituir Teori como relator, o “Estadão”, cita que o ministro Celso de Mello é favorito.

Na agenda de indicadores: destaque é a divulgação do Caged de dezembro, a expectativa é de novo resultado fraco.

A continuidade da deterioração do mercado de trabalho pode impactar o desempenho da bolsa local. Mas poderá aumentar as apostas no corte de juros por parte do BC. O dia está repleto de fatores que podem mudar a dinâmica dos ativos. Esperamos volatilidade, com as incertezas em torno do futuro da Lava-jato, posse de Trump e o fraco desempenho das commodities metálicas. Na abertura, o dólar deve abrir em alta, mesmo a rolagem de 15 mil contratos de swap cambial com vencimento em fevereiro. Os DIs podem precificar algum risco adicional, mas atenção aos dados do Caged.

Sobre o fechamento do último pregão:

Ibovespa: -0,31%, aos 63.950 pontos;
Real/Dólar: -0,66% cotado a R$3,2018;
DI Jan/19: -8 pontos base, de 10,53% para 10,45%.

Fonte: Bloomberg. Obs.: a taxa de câmbio utilizada é a referência da Bloomberg.

Empresas:

BRF: Estuda alternativas para capitalizar OneFoods
Impacto: Neutro.

Gafisa: Prévia Operacional 4T16
Impacto: Positivo.

JHSF: Presidente do Conselho assinou acordo de Leniência
Impacto: Positivo.

Usiminas: Ternium e Nippon vão buscar acordo
Impacto: Marginalmente positivo.

Vale: BHP, Vale e MPF assinam ajuste preliminar
Impacto: Marginalmente positivo.

Jornais:

* O Estado de S.Paulo: Morre Teori Zavascki; rumo da Lava Jato no STF é incerto (Manchete)
* Celso de Mello é favorito para ocupar relatoria da Lava Jato: Estado
* Janot prevê atraso em caso Odebrecht: Estado
* Temer deve optar por ministro substituto com perfil técnico: Estado
* Consórcio Oi tenta se unir com Elliott ou Sawiris: Estado
* Folha de S. Paulo: Relator da Lava Jato, Teori morre em queda de avião (Manchete)
* STF avalia que morte de Teori ?atinge coração da Lava Jato? e que operação vai desacelerar: Folha
* Valor Econômico: Economia global sob o ‘risco Trump’ (Manchete)
* Mudança na TJLP deve melhorar perfil da dívida pública: Valor
* Governo de SP dará prioridade à concessão de serviços: Valor
* Substituto de Teori terá que ser votado por 12 investigados pela Lava-Jato: Valor
* Setubal prevê queda relevante do spread: Valor
* Usiminas pede arbitragem contra Sumitomo: Valor
* Carrefour deve antecipar troca de CEO global: Valor
* O Globo: Morte de relator da Lava-Jato atrasará delação da Odebrecht (Manchete)
* Saques nas contas inativas do FGTS começam março: Globo

Boa leitura a todos!

Contatos
Renda Variável*


Luis Gustavo – CNPI
[email protected]

Equipe Econômica

Ignácio Crespo Rey
[email protected]

Lucas Stefanini
[email protected]

Guilherme Vasone
[email protected]

Rafael Gad
[email protected]

*A área de Renda Variável é a responsável por todas as recomendações de valores mobiliários contidas neste relatório.

“Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 17 da Instrução CVM nº. 483/10, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.“

Relacionados

Apito Final | Vendas do varejo e balanços reforçaram apetite ao risco

Internacional • Mercados estendem apetite ao risco com varejo americano;• Vendas do varejo subiram enquanto o mercado esperava dado negativo; Brasil • Investidores buscam [...]

Rafael Gabriel Pacheco - 15/10/2021

Guide Empresas: Assaí compra operações da rede Extra; PDG sai da recuperação judicial; e mais!

Grupo Pão de Açúcar (PCAR3): Assaí compra 71 lojas da rede Extra por R$ 5,2 bi e vai acabar com a [...]

Luis Gustavo Pereira - 15/10/2021

Rio Bravo: Olhar Atento | Prévia mensal do PIB

O IBC-Br, prévia mensal do PIB, retraiu 0,15% MoM em agosto. O resultado ficou ligeiramente abaixo da projeção do mercado (-0,05%). [...]

Rio Bravo - 15/10/2021
Logo o guia financeiro

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções