CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Cotações por TradingView

Guide Mercados Hoje: Mercados caem enquanto voltam a pesar os riscos de cenário

24 de maio de 2022
Tempo de leitura: 5 min
Compartilhar
Mercados Hoje - toalha vermelha com prato de torradas, xícara e jornal com gráfico indicando crescimento
Tempo de leitura: 5 min

No Mercados Hoje falamos sobre a abertura do mercado e listamos os principais acontecimentos do noticiário e da agenda econômica no dia.

Confira o relatório de 24 de Maio de 2022!

Mercados Globais:

Os mercados internacionais iniciam o dia em baixa, puxado principalmente pelas techs. O que move as ações do setor foi o alerta da Snapchat, que após divulgar resultado apontou para o cenário de alto risco macroeconômico, dizendo que a empresa não atingiria o resultado previsto para o 2T. Entre os riscos citados, o aumento dos juros, a incerteza quanto ao soft landing e à inflação, entre outros, são todos fatores que naturalmente não se aplicam apenas ao Snap ou mesmo é exclusivo ao setor de tecnologia. Dessa forma, o mercado volta a adotar uma postura de maior risk-off conforme investidores também aguardam a divulgação da Ata do FOMC e do deflator do PCE nesta semana.

Na China, os sinais também não são positivos. Novo aumento de novos casos de Covid-19 reacendem o risco de novos lockdowns, antes mesmo da economia reabrir como um todo. Na Europa, o crescimento dos setores de serviços e industrial desapontou segundo a leitura da prévia do índice PMI de maio.

Ao longo do dia, o mercado ainda aguarda a divulgação dos PMIs para os EUA, a sondagem industrial do Fed Richmond e dados do mercado imobiliário. Powell também discursa ao longo do dia.


Nikkei 225: CSI 300: Stoxx 600: S&P Futuro: DXY: Juro T10: Petróleo (Brent Crude – ICE):
-0,94%
26.748
-2,34%
3.959
-0,36%
434,08
-0,95%
3.936
-0,06%
102,03
-4,2 BPS
2,81% a.a.
+0,35%
US$ 111,15/barril


AGENDA INTERNACIONAL
4h30 – Alemanha – PMIs (mai/prévia) – Markit
5h00 – Zona do euro – PMIs (mai/prévia) – Markit
10h45 – EUA – PMIs (mai/prévia) – Markit
11h00 – EUA – Sondagem industrial – Fed Richmond
11h00 – EUA – Vendas de novas moradias (abr) – C. Bureau


MANCHETES

ValorBolsonaro troca comando da Petrobras e fortalece Guedes. Doze dias depois de exonerar Bento Albuquerque do Ministério de Minas e Energia, o presidente Jair Bolsonaro demitiu ontem o presidente da Petrobras, José Mauro Coelho. Atual secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade deixará o cargo e foi convidado para ocupar o cargo.

ValorBolso do consumidor pode não sentir efeito da medida. Não há garantias de que o novo corte de 10% em 87% da Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul anunciado ontem à noite pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex/ME) reduza a inflação conforme esperado pelo governo, dizem especialistas. Segundo eles, o corte na tarifa vem em momento de aceleração de preços de importação e elevação de custos e é “praticamente impossível” saber se o efeito da renúncia fiscal será repassado.



AGENDA BRASIL
9h00 – IPCA-15 (mai) – IBGE
11h30 – Leilão Tradicional (LFT e NTN-B) – Tesouro


E os Mercados Hoje?

Mercados globais iniciam o dia em tom negativo depois de queda de cerca de 30% nas ações do Snapchat no pré-market. No Brasil, o destaque no noticiário também fica no campo microeconômico. Na noite de ontem, o governo anunciou a demissão do presidente da Petrobras após cerca de um mês no cargo, e nomeou Caio Paes de Andrade como novo líder da estatal. No campo político, hoje a Câmara dos Deputados também vota o projeto que deve limitar o ICMS sobre determinados bens, como energia e combustíveis, medida que busca amenizar os efeitos da inflação. Buscando o mesmo objetivo, ontem o governo também anunciou a redução do IPI (imposto sobre importação) sobre alguns alimentos. Em meio a alternativas para a redução da inflação, hoje às 9h00 será divulgado o IPCA-15, indicador de destaque no dia.


Sobre o fechamento do último pregão:

Ibovespa: 110.345 (+1,71%)
BRL/USD: 4,80 (-1,41%)
DI Jan/27: 111,77 (-8,5 bps)
S&P 500: 3.973 (+1,86%)


Disclaimer: Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores,  para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo.  Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações. Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 21 da Resolução CVM nº 20, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.

Compartilhar artigo

Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.

Graduado em Administração de Empresas e Economia pelo Insper. Integra a equipe econômica da Guide há mais de 1 ano. Atualmente atua como economista no segmento de varejo, sendo responsável pela confecção de relatórios e de comitês mensais com intuito de embasar recomendações de alocação de recursos no cenário político-econômico.

Veja também