CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Cotações por TradingView

Guide Mercados Hoje: Mercados respiram após nova sangria das bolsas, e Ibovespa está suscetível a reajuste na volta do feriado

17 de junho de 2022
Tempo de leitura: 5 min
Compartilhar
Mercados Hoje - toalha vermelha com prato de torradas, xícara e jornal com gráfico indicando crescimento
Tempo de leitura: 5 min

No Mercados Hoje falamos sobre a abertura do mercado e listamos os principais acontecimentos do noticiário e da agenda econômica no dia.

Confira o relatório de 17 de Junho de 2022!

Mercados Globais:

Ativos de risco globais estão abrindo o dia em tom de recuperação, após receios com uma eventual forte desaceleração econômica terem ditado a dinâmica desta quinta-feira. Não obstante, o dólar, ainda repercute o tom de maior aversão ao risco que segue vivo nos mercados, ganhando força a nível global. No pano de fundo, as taxas desenvolvidas tem manhã de fechamento, enquanto commodities ensaiam uma manhã mista.

Ontem, bolsas europeias e americanas voltaram a registrar fortes desvalorizações, com a capacidade dos principais BCs do mundo de acalmar a inflação sem causar uma recessão colocada em xeque novamente – nos últimos dias, as autoridades monetárias de Europa, EUA e Reino Unido deram passos importantes em direção à normalização da política monetária, o que tem adicionado às incertezas sobre o futuro da economia mundial. O S&P 500, já profundamente no chamado bear market, caminha para a pior semana desde a chegada da pandemia.

Na agenda, o investidor deverá seguir sensível aos dados de atividade nos EUA, com destaque para a produção industrial e o índice de indicadores antecedentes do Conference Board nesta sexta-feira. Mais cedo, a inflação ao consumidor europeu veio em linha com projeções, ainda sem mostrar sinais de arrefecimento.


Nikkei 225: CSI 300: Stoxx 600: S&P Futuro: DXY: Juro T10: Petróleo (Brent Crude – ICE):
-1,77%
25.963
+1,39%
4.309
+1,51%
409,06
+1,11%
3.707
+0,68%
104,34
-8,1 BPS
3,22% a.a
+0,03%
US$ 119,85/barril


AGENDA INTERNACIONAL
06h00 – Z. do euro – CPI (mai) – +8,1% a/a (est.: +8,1% a/a) – Eurostat
10h15 – EUA – Produção industrial (mai) – Fed
11h00 – EUA – Índice de indicadores antecedentes (mai) – C. Board


MANCHETES

VALOR – Petrobras anuncia reajuste da gasolina e do diesel nesta sexta-feira. A Petrobras vai anunciar na sexta-feira (17) reajustes nos preços de gasolina e do óleo diesel, informou uma fonte ao Valor. Os novos preços entram em vigor a partir de sábado (18). Os percentuais não foram debatidos na reunião extraordinária na tarde desta quinta-feira (16) para tratar do tema. 

VALOR – Copom indica que vai tolerar inflação acima da meta. Embora sutis, mudanças na comunicação adotada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central após a reunião de quarta-feira, quando elevou a Selic de 12,75% para 13,25%, indicam que o colegiado deve tolerar uma inflação acima do centro da meta no próximo ano. No mercado, a visão de que a inflação de 2023 desafiava o cumprimento da meta já era consensual e até mesmo se intensificou. Somado à desancoragem das expectativas, o aumento das incertezas domésticas e externas fez o mercado migrar de vez para um cenário de nova elevação no juro em agosto, enquanto pequena parcela do mercado reforçou a visão de que há chance de um ajuste adicional na Selic em setembro, apesar dos sinais do BC.



AGENDA BRASIL
N/A


E os Mercados Hoje?

Bolsas internacionais estão ensaiando manhã de alívio após nova sangria das bolsas nesta quinta-feira, na medida em que investidores seguem reavaliando os riscos para a economia global frente à adoção de uma postura mais dura por três dos quatro principais bancos centrais do mundo. No Brasil, o mercado deve sofrer ajuste na volta do feriado, após ter “escapado” da sessão de ontem, em dia que investidores também terão a chance de reagir à mensagem mais dura do Copom, que sinalizou uma nova alta do juro em agosto. Enquanto isso, na política, o foco segue voltado para a Petrobras, que planeja anunciar reajuste dos combustíveis nesta sexta-feira, e já sofre ataques do Congresso e do presidente. Vamos acompanhar…  


Disclaimer: Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores,  para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo.  Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações. Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 21 da Resolução CVM nº 20, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.

Compartilhar artigo

Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.

Graduado em Administração de Empresas e Economia pelo Insper. Integra a equipe econômica da Guide há mais de 1 ano. Atualmente atua como economista no segmento de varejo, sendo responsável pela confecção de relatórios e de comitês mensais com intuito de embasar recomendações de alocação de recursos no cenário político-econômico.

Veja também