CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Cotações por TradingView

Guide Mercados Hoje: Dados chineses sustentam cautela apesar de Pequim iniciar o processo de reabertura da economia

16 de maio de 2022
Tempo de leitura: 5 min
Compartilhar
Mercados Hoje - toalha vermelha com prato de torradas, xícara e jornal com gráfico indicando crescimento
Tempo de leitura: 5 min

No Mercados Hoje falamos sobre a abertura do mercado e listamos os principais acontecimentos do noticiário e da agenda econômica no dia.

Confira o relatório de 16 de Maio de 2022!

Mercados Globais:

Os mercados iniciaram a semana com tom ligeiramente negativo em meio a fundamentos mistos vindos da China. De um lado, o governo anunciou que pretende retirar as medidas de lockdown de maneira gradual, iniciando o processo já nesta segunda-feira em Xangai. Porém, dados divulgados na sessão asiática geraram novamente pessimismo com as perspectivas de crescimento da economia chinesa. A produção industrial em abril, cuja expectativa dos analistas era de um avanço de 0,4%, depois da alta de 5,0% de março, apresentou uma queda de 2,9%. Da mesma forma, as vendas do varejo caíram 11,1% no último mês, variação muito maior que do que o esperado. A despeito disso, o país decidiu por manter a taxa básica de juros de um ano inalterada, ainda que tenha cortado a taxa para novas hipotecas.

Para hoje, o mercado aguarda novas falas do diretor do Fed NY, John Williams, bem como o índice industrial dessa distrital do Fed, o Empire State Manufacturing referente ao mês de maio. Na semana, iremos conferir novos dados de atividade norte-americanos, como vendas do varejo e produção industrial, além do índice de inflação ao consumidor (CPI) na Europa.


Nikkei 225: CSI 300: Stoxx 600: S&P Futuro: DXY: Juro T10: Petróleo (Brent Crude – ICE):
+0,45%
26.547
-0,80%
3.956
-0,11%
432,80
-0,26%
4.013
-0,18%
104,43
-1,5 BPS
2,91% a.a.
-0,98%
US$ 110,33/barril


AGENDA INTERNACIONAL
9h30 – EUA – Indicador industrial Empire Manufacturing (mar) – FED
9h55 – EUA – Discurso de J. Williams – Fed NY


MANCHETES

ValorQueda das ações leva empresas que fizeram IPO a buscar fusão. Uma parte das empresas que fizeram abertura de capital (IPO, na sigla em inglês) no ano passado iniciou conversas com assessores financeiros para buscar aporte privado ou mesmo se unir a rivais, apurou o Valor. Das 45 companhias que foram à bolsa em 2021, apenas nove estão com ações negociadas acima do preço de listagem – o restante registra queda, com a grande maioria operando muito abaixo do Ibovespa, de acordo com levantamento do Valor Data.

Estadão – Vitrine eleitoral, Auxílio Brasil emperra e cria lista de espera pelo benefício social. Depois de anunciar em janeiro que conseguiu zerar a fila de espera, o governo decretou uma espécie de sigilo não oficial sobre o número de brasileiros que foram habilitados para o Auxílio Brasil, mas ainda não estão recebendo o benefício mínimo de R$ 400.

Folha – Não há como fazer mágica com preços da Petrobras, diz chefe do Cade. O superintendente-geral do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), Alexandre Barreto, diz que não há mágica a ser feita pelo órgão sobre a política de preços da Petrobras. Em entrevista à Folha, ele contraria a expectativa criada no governo Bolsonaro de que investigações sobre a Petrobras em curso no órgão antitruste poderiam levar a mudanças nos preços dos combustíveis. Barreto nega que haja pressões políticas para adoção de uma medida pelo conselho.



AGENDA BRASIL
8h00 – IPC-S (2ª Quadrissemana): +0,41% – FGV
10h00 – Sondagem industrial (1T) – FGV


E os Mercados Hoje?

Mercados iniciam o dia em tom ligeiramente negativo na medida em que os investidores ainda estão absorvendo os dados ruins de atividade econômica chinesa em contraste ao anúncio de reabertura gradual da atividade no país pelas autoridades governamentais de Pequim. No Brasil, o efeito China deve ser sentido via commodities. A manhã segue sem indicadores econômicos relevantes, em semana que deve ter a temporada de balanços como principal driver local. Ainda assim, também sustenta cautela as notícias de que o novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, teria intenção de trocar o presidente da Petrobras, fato que gera mais tensão sobre a estatal em meio às pressões para interferir na política de preços dela.


Sobre o fechamento do último pregão:

Ibovespa: 106.924 (+1,17%)
BRL/USD: 5,05 (-1,61%)
DI Jan/27: 12,33 (-2,5 bps)
S&P 500: 4.023 (+2,39%)


Disclaimer: Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores,  para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo.  Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações. Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 21 da Resolução CVM nº 20, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.

Compartilhar artigo

Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.

Graduado em Administração de Empresas e Economia pelo Insper. Integra a equipe econômica da Guide há mais de 1 ano. Atualmente atua como economista no segmento de varejo, sendo responsável pela confecção de relatórios e de comitês mensais com intuito de embasar recomendações de alocação de recursos no cenário político-econômico.

Veja também