Cotações por TradingView

Guide Mercados Hoje: Mercado aposta em recuperação dos serviços em novembro após dois meses consecutivos em queda

Tempo de leitura: 8 minutos

No Mercados Hoje falamos sobre a abertura do mercado e listamos os principais acontecimentos do noticiário e da agenda econômica no dia.

Confira o relatório de 13 de Janeiro de 2022!

Mercados Globais:

Mercados globais estão amanhecendo sem tendência bem definida nesta quinta-feira, com investidores calibrando expectativas com relação à condução da política monetária nos EUA, após as últimas sinalizações do Fed serem de uma postura dura, mas que buscará controlar pressões inflacionárias sem comprometer severamente o crescimento econômico do país. Ontem, um dado chave de inflação ao consumidor de dezembro (CPI) sacramentou apostas em uma alta de juros em março, mesmo mês em que o Fed deverá encerrar o seu programa de compras de títulos (QE). 

Neste ambiente, índices acionários e commodities operam de forma mista, sem grandes destaques, o dólar resume o movimento de desvalorização contra seus principais pares e os yields americanos têm manhã de leve abertura.

Hoje, em manhã de menos novidades, o investidor deverá avaliar o dado de inflação ao produtor para dezembro (PPI), às 10h30, mesma hora em que sai o número de novos pedidos de auxílio-desemprego enviados na semana passada. Com relação ao PPI, estimativas de mercado apontam para uma alta de 0,4% na margem, o que levaria a inflação acumulada em 12 meses para 9,8% em 2021. Um resultado próximo deste patamar, no entanto, não deverá gerar grandes movimentações no mercado.

No pano de fundo, atenções também se voltam ao Reino Unido, onde o Primeiro-Ministro, Boris Johnson, segue pressionado a renunciar frente a acusações de que ele havia participado de uma festa durante o auge do lockdown no país, em 2020. Até o momento, a manchete não faz muito preço, e a libra esterlina opera em alta contra o dólar americano, atingindo o maior patamar em registro desde o fim de outubro do ano passado.


>
Nikkei 225: CSI 300: Stoxx 600: S&P Futuro: DXY: Juro T10: Petróleo (Brent Crude – ICE):
-0,96%;
28.489
-1,64%;
4.766
+1,35%;
485,52
+0,07%;
4.730
-0,10%;
94,80
+2,5 BPS;
1,75% a.a.
+0,05%;
US$ 84,71/barril


AGENDA INTERNACIONAL

10h30 – EUA – PPI (dez) – BLS
10h30 – EUA – Pedidos de auxílio desemprego (07/jan) – DoL
14h00 – EUA – Discurso de T. Barkin – Fed (Richmond)
15h00 – EUA – Leilão de títulos (30 anos) – Tesouro
15h00 – EUA – Discurso de C. Evans – Fed (Chicago)


HEADLINES

Valor Incerteza elevada aumenta pressão sobre juro real.  Enquanto os juros globais já se ajustam à expectativa de que a normalização da política monetária ganhará tração nos países desenvolvidos, um sinal de alerta segue no radar do mercado brasileiro. O juro real, que desconta o impacto da inflação e é uma das variáveis que melhor expressa a percepção do investidor para o futuro, tem operado em níveis bastante elevados no Brasil. As taxas das NTN-Bs – títulos atrelados ao IPCA e que, portanto, indicam o juro real precificado pelo mercado – se mantêm acima de 5,5% em vencimentos mais longos, o que reflete uma incerteza elevada à frente. No fim de 2019, esse mesmo juro real longo chegou a ser negociado abaixo de 3,5%. O prêmio de risco elevado, que pressiona o nível dos juros reais, contribui para o aperto das condições financeiras, penalizando a atividade econômica. “É um tema que deve dominar toda a discussão no mercado em 2022, já que o juro real longo está bastante alto”, observa o estrategista de renda fixa do Credit Suisse no Brasil, Luciano Paiva.

Valor China desligou a recuperação econômica muito cedo, diz diretora-gerente do FMI. A China interrompeu a recuperação econômica dos efeitos da pandemia de covid-19 “talvez um pouco prematuramente”, avaliou a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, em entrevista à CNBC. Segundo ela, o consumo doméstico não aumentou como deveria para compensar os impactos da disseminação do coronavírus, que provocaram interrupções na cadeia de suprimentos. Do lado positivo, Georgieva indicou que é necessário um apoio do governo chinês, que tem “espaço fiscal” para impulsionar a economia, chegando a um crescimento de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano. “O Banco Central da China (PBoC) realmente deu alguns passos nessa direção e eu esperaria que haverá mais por vir”, disse durante a entrevista na quarta-feira, referindo-se aos cortes nas taxas de juros anunciadas pela autoridade monetária chinesa no fim de 2021.

O Globo Estados avaliam descongelar ICMS sobre combustíveis após novo aumento da Petrobras. Estados avaliam descongelar o ICMS que incide sobre combustíveis a partir de fevereiro após a Petrobras anunciar novo aumento no preço do diesel e gasolina. O valor do ICMS cobrado sobre combustíveis foi congelado por 90 dias, prazo que se encerra no dia 31 de janeiro. Governadores e secretários de Fazenda discutem se devem descongelar o valor do ICMS ou prorrogar a medida por mais tempo. Quando o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) anunciou a decisão pelo congelamento, em outubro do ano passado, a justificativa era de colaborar com a manutenção dos preços, em uma tentativa de segurar a inflação.

Estadão ‘Inflação da saúde’ deve crescer em 2022 com maior demanda por atendimento. A inflação de custos médicos no Brasil deve acelerar para 11% em 2022 e motivar reajustes em proporção semelhante pelos planos de saúde, de acordo com levantamento da consultoria Willis Towers Watson (WTW). A perspectiva de alta reflete a procura crescente por produtos e serviços na área da saúde. O ano começou com um salto nos casos de covid e gripe. Sem falar nos pacientes de tratamentos eletivos (ortopedia, ginecologia, aparelho digestivo etc) que estão retomando os cuidados após adiarem as consultas seguidas vezes ao longo da pandemia. No ano passado, a inflação no setor cresceu 2,1% no Brasil, ficando bem abaixo da inflação oficial do País (medida pelo IPCA), que bateu em 10,06%. Segundo a WTW, isso aconteceu porque houve uma queda importante na frequência de uso dos planos de saúde. A inflação no setor calcula a variação nos custos médicos, que englobam produtos e serviços como remédios, próteses, diárias de internações, honorários, bem como a demanda por esses componentes.



AGENDA BRASIL
09h00 – PMS: Volume de serviços (nov) – IBGE
09h00 – LSPA: Levantamento sistemático da produção agrícola (dez) – IBGE
11h30 – Leilão de títulos (LTN e NTN-F) – Tesouro

 


E os Mercados Hoje?

Bolsas globais operam de lado enquanto investidores calibram expectativas com o Fed após Powell reforçar postura mais dura no combate à inflação, mas sem comprometer a economia do país, e o CPI de dezembro ter confirmado expectativas de uma inflação em 7,0% em 2021. No Brasil, as atenções deverão se voltar para a divulgação do volume de serviços em novembro, cujas expectativas apontam para um mês de leve recuperação (+0,4% m/m) após duas quedas consecutivas do índice em setembro (-0,7% m/m) e outubro (-1,2% m/m), e para um leilão de títulos pré-fixados do Tesouro após o alívio dos DIs na sessão desta quarta-feira. No pano de fundo, a novela em torno dos reajustes para os servidores públicos segue viva – hoje, Paulo Guedes deve se encontrar com servidores da Receita para discutir o assunto.  


Sobre o fechamento do último pregão:

Ibovespa: 105.685 (+1,84%)
BRL/USD:  5,53 (-0,81%)
DI Jan/27: 11,16 (-29 bps)
S&P 500: 4.726 (+0,28%)


Disclaimer: Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores,  para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo.  Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações. Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 21 da Resolução CVM nº 20, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.

Relacionados

Rio Bravo: Olhar Atento | PMS de novembro

A ampla reabertura da economia em novembro promoveu uma grande surpresa positiva nos serviços. A PMS, divulgada hoje, apresentou avanço de [...]

Rio Bravo - 13/01/2022

Guide Empresas: Itaú compra corretora Ideal; Multiplan apresenta recorde em prévia do 4T21; e mais!

Itaú Unibanco (ITUB4): Itaú compra corretora IdealImpacto: PositivoMultiplan (MULT3): Multiplan apresenta prévia operacional do 4T21 com recordesImpacto: PositivoBanco Pan (BPAN4): Banco [...]

Rodrigo Crespi - 13/01/2022

Apito Final | CPI desacelera na última leitura do ano

Internacional • Indicador de inflação dos EUA encerra o ano com alta dentro do esperado e permite descompressão da curva de juros; • [...]

Rafael Gabriel Pacheco - 12/01/2022
Logo o guia financeiro

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções