Cotações por TradingView

Guide Mercados Hoje: Receio com inflação reforça busca por segurança

Tempo de leitura: 5 minutos

No Mercados Hoje falamos sobre a abertura do mercado e listamos os principais acontecimentos do noticiário e da agenda econômica no dia.

Confira o relatório de 12 de Maio de 2022!

Mercados Globais:

Ativos de risco estão voltando a amanhecer com movimentação característica de maior aversão ao risco: queda das bolsas e commodities, forte alta do dólar e fechamento das taxas desenvolvidas.

Após um CPI acima das expectativas em abril reforçar preocupações com a necessidade de o Federal Reserve (Fed) adotar uma postura ainda mais agressiva no controle da inflação, o que resultaria na piora das perspectivas com o crescimento, o investidor recebe o PPI para o mesmo mês (est.: +0,5% m/m; +10,7% a/a) e dados de seguro-desemprego semanais em meio ao movimento de maior busca por proteção.

Ontem, falas Raphael Bostic (Atlanta) e James Bullard (St. Louis) reforçaram a necessidades de novas altas de 0,5 p.p. do Federal Funds Rate, avisando que mais incrementos poderão vir frente a uma inflação que tem se mostrado mais disseminada e persistente do que o esperado.

Enquanto isso, do outro lado do mundo, novos casos de Covid em Xangai desmancharam esperanças de que o país poderia aliviar restrições em breve, o que também volta a pesar sobre os preços de commodities. Vamos acompanhar…


Nikkei 225: CSI 300: Stoxx 600: S&P Futuro: DXY: Juro T10: Petróleo (Brent Crude – ICE):
-1,77%
25.748
-0,44%
3.959
-1,67%
420,46
-0,27%
3.925
+0,56%
104,42
-7,2 BPS
2,84% a.a.
-1,02%
US$ 106,39/barril


AGENDA INTERNACIONAL
09h30 – EUA – PPI (abr) – BLS
09h30 – EUA – Pedidos de auxílio desemprego (06/mai) – DoL
17h00 – EUA – Discurso M. Daly – Fed
Sem hora definida – EUA – Relatório de demanda e oferta agrícolas – USDA


MANCHETES

EstadãoCusto eleitoral da inflação faz Bolsonaro trocar ministro. O custo político do aumento dos preços dos combustíveis e da inflação em alta, já apontada como maior obstáculo à sua reeleição, fez com que o presidente Jair Bolsonaro (PL) trocasse Bento Albuquerque por Adolfo Sachsida, homem de confiança do ministro Paulo Guedes (Economia), no Ministério de Minas e Energia.

ValorMudar estatal vira opção para impedir Brasduto. O governo Jair Bolsonaro cogita mudanças na lei de criação da PPSA, que hoje representa a União nos contratos de partilha do pré-sal, para expandir suas atribuições e transformá-la em uma espécie de “estatal dos gasodutos”.

ValorSachsida anuncia que irá estudar venda da Petrobras. No primeiro pronunciamento como ministro de Minas e Energia, o economista Adolfo Sachsida afirmou ontem que realizará estudos que facilitem a “desestatização” da Petrobras, defendeu a aprovação de dois projetos de lei e criticou a adoção de “medidas pontuais”. “Como parte do meu primeiro ato, solicito o início dos estudos tendentes à proposição das alterações legislativas necessárias à desestatização da Petrobras”, afirmou na sede da Pasta.



AGENDA BRASIL
09h00 – PMS: Volume de serviços (mar) – IBGE


E os Mercados Hoje?

Mercados globais estão ensaiando mais uma sessão de perdas frente à manutenção dos receios com crescimento e inflação, após o CPI de abril ter superado estimativas nos EUA e a China ter reportado novos casos de Covid em Xangai. No Brasil, o mercado recebe os resultados da PMS de março, com estimativa de alta do volume de serviços no mês (+0,7% m/m) – resultado que não altera o cenário prospectivo desafiador para o crescimento que tem se consolidado ao longo dos primeiros meses de 2022. Não obstante, após uma nova leitura “salgada” do IPCA em abril, dados de atividade também serão pesados na hora de avaliar os próximos passos do Copom – principalmente após a autoridade monetária ter adicionado a possibilidade de um crescimento mais fraco no seu balanço de riscos. No pano de fundo, o noticiário segue voltado à mais nova troca de ministros do governo, com Bento Albuquerque sendo substituído por Adolfo Sachsida no MME, o que mantém a recente alta dos combustíveis e o futuro da Petrobras no centro das atenções.


Sobre o fechamento do último pregão:

Ibovespa: 104.396 (+1,25%)
BRL/USD: 5,14 (+0,21%)
DI Jan/27: 12,30 (+13 bps)
S&P 500: 3.935 (-1,64%)


Disclaimer: Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores,  para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo.  Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações. Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 21 da Resolução CVM nº 20, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.

Relacionados

Apito Final | NY fecha em alta com melhor desempenho semanal em meses

Internacional • Bolsas americanas seguiram em rally nesta sexta-feira, em uma das melhores semanas desde o começo da pandemia; • Inflação do PCE [...]

Rafael Gabriel Pacheco - 27/05/2022

Resumo político semanal - 27 de maio de 2022

Confira tudo o que rolou nessa semana no campo político no Brasil e no mundo. JOÃO DORIA O ex-governador de São Paulo [...]

Arko Advice - 27/05/2022

Rio Bravo: Olhar Atento | Índice de inflação preferido do Fed foi divulgado

Hoje, o índice de inflação preferido do Fed foi divulgado. Em abril, o núcleo do PCE apresentou variação em linha com [...]

Rio Bravo - 27/05/2022
Logo o guia financeiro

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções