Guide Empresas – Azul pretende reduzir endividamento pela metade em 2021; Via Varejo é processada pelo Grupo BIG; e mais…

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Azul: Cia espera cortar seu endividamento pela metade em 2021
Impacto: Positivo
CVC: Empresa vai realizar emissão de debêntures para pagar dívidas

Impacto: Positivo
Ecorodovias: Cia divulga evolução do tráfego em suas rodovias

Impacto: Positivo
Locaweb: Cia fará um desdobramento de uma ação ordinária em quatro

Impacto: Positivo
Via Varejo: Cia é processada por concorrência desleal pelo Big

Impacto: Marginalmente Negativo

Confira os destaques de hoje:

Azul: Cia espera cortar seu endividamento pela metade em 2021

Ao longo de 2020, as companhias aéreas ficaram meses quase que sem operar, o que levou a novas captações para manter uma posição segura de liquidez e consequentemente, entre outros motivos, a um grande aumento do seu nível de endividamento.

Para esse ano, a expectativa é que com a retomada dos voos, o que deve levar as empresas a gerar mais caixa e usar parte dos recursos para reduzir o endividamento, segundo avaliação do vice-presidente financeiro da Azul, Alex Malfitani.

A Azul fez uma emissão de dívidas conversíveis em ações no valor de R$ 1,7 bilhão. A Gol fez em dezembro uma colocação privada (“private placement”) de US$ 200 milhões de uma dívida sênior para 2026, com juros de 8%. O Grupo Latam Airlines tomou emprestado US$ 2,45 bilhões de investidores e sócios no mercado internacional, no âmbito de sua recuperação judicial.

No 3T20, a Azul apresentou dívida líquida de R$ 14,77 bilhões, valor equivalente a 11,3 vezes o Ebitda.

Malfitani disse que espera uma rápida redução no nível de endividamento ao longo do ano, fechando 2021 com um índice na casa de 6 vezes o Ebitda. Acredita que a demanda de lazer voltará a ficar forte e a de cargas deve se manter em patamares elevados.

O executivo acrescentou que, provavelmente, a Azul vai terminar 2021 com menos caixa do que no ano passado, porque vai usar recursos para pagar dívidas. A empresa espera uma geração líquida de caixa de quase R$ 1 bilhão neste ano.

Em relação ao nível de endividamento, Malfitani disse que o pior resultado deve aparecer no primeiro trimestre deste ano, quando se completa um ano de pandemia no Brasil. 

Impacto: Positivo. Após um ano muito turbulento para o setor, o vice-presidente financeiro da Azul afirma que as expectativas para 2021 são positivas. A demanda de voos de lazer deve aumentar ao mesmo tempo em que a de cargas deve seguir alta. No entanto, a companhia deve encerrar o período com posição de caixa inferior a do ano passado já que irá utilizar grande parte dos recursos para pagar dívidas.

CVC: Empresa vai realizar emissão de debêntures para pagar dívidas

A CVC, operadora de turismo, vai emitir R$ 436,4 milhões em debêntures e utilizar os recursos para pagar antecipadamente empréstimos contraídos pela empresa com o Citibank.

A companhia esclareceu, em nota ao jornal Valor Econômico, que a operação faz parte do processo de reestruturação de suas dívidas, iniciado em 2020.

Em setembro de 2020, os empréstimos contraídos com o banco Citi somavam R$ 481,3 milhões. O valor a ser emitido em debêntures pela companhia equivale ao principal atual das dívidas com o Citibank, informou a CVC.

Essa será a quinta emissão da companhia e as debêntures serão vendidas por meio de uma oferta pública com esforços restritos de distribuição, seguindo a Instrução 476 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Em comunicado, a CVC informou ainda que será possível a distribuição parcial das debêntures, desde que haja colocação mínima de R$ 350 milhões.

Impacto: Positivo. A CVC, planejando pagar suas dívidas, optou por realizar uma emissão de debêntures. Conforme ocorra a colocação de recursos, a empresa pode ainda realizar uma distribuição parcial das debêntures.

Ecorodovias: Cia divulga evolução do tráfego em suas rodovias

A Ecorodovias divulgou na noite de ontem a evolução do movimento em suas concessões. O período analisado foi entre 16/03/20 até o último dia 24/01.

Neste, o movimento nas rodovias apresentou queda de -6,0%, impulsionada principalmente pela Ecopistas e Ecoponte.

No ano, o movimento já apresenta crescimento de 1,1%.

Na última semana, o fluxo divulgado apresentava queda de -6,3% no período e de -1,5% no ano.

Impacto: Positivo. Em comparação às últimas semanas, as rodovias que atualmente estão sob o controle da Ecorodovias vêm apresentando grandes evoluções. No ano, o movimento já apresenta crescimento.

Locaweb: Cia fará um desdobramento de uma ação ordinária em quatro 

A companhia de tecnologia Locaweb, divulgou via fato relevante na noite de ontem (26/01), que aprovou o desdobramento de uma ação ordinária em quatro.

A operação não altera o valor do capital social da cia, mas contribui para aumentar a liquidez de suas ações ordinárias em circulação no mercado atualmente, e ainda ajustar a cotação do papel, tornando-o mais acessível aos investidores como um todo.

Suas ações começam a ser negociadas ex-dividendos no dia 1º de fevereiro.

Impacto: Positivo. Para uma companhia, realizar o desdobramento de ações é positivo à medida que contribui para aumentar a liquidez de seus papéis em bolsa. Para os investidores, o movimento também é positivo, já que torna o papel mais acessível. 

Via Varejo: Cia é processada por concorrência desleal pelo Big

O Grupo BIG (ex-Walmart Brasil) entrou com uma ação na esfera civil contra a Via Varejo, dona da Casas Bahia e Ponto Frio, alegando adoção de prática de concorrência desleal.

O caso está em andamento na 2ª Vara Regional de Competência Empresarial e de Conflitos de Arbitragem de Barueri (SP). 

O grande motivo da disputa está no logotipo do material publicitário da Casas Bahia, que aparece com destaque ao lado do personagem da marca, o “baianinho”, um dos focos da estratégia de posicionamento da rede.

O grupo, na ação, afirma que o atual material de propaganda da Casas Bahia, há destaque ao logotipo da letra “B”. Para o BIG, há traços semelhantes ao “B” de BIG, o que pode confundir o cliente no momento da compra, induzindo-o ao erro.

Para a Via Varejo, não há semelhanças e existe clareza de que se trata da sigla “CB”, sem similaridade com a palavra “BIG”. Ainda reforça que as empresas não concorrem diretamente e que as diferenças nos logos permitem que o consumidor identifique os grupos

Impacto: Marginalmente Negativo. O Grupo BIG afirma que o material publicitário atual da Via Varejo destaca a letra “B”, o que pode induzir o consumidor ao erro na hora da compra. No entanto, a Via Varejo afirma que não há semelhanças e ainda que as empresas não concorrem diretamente.

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