Cotações por TradingView

Guide Empresas: CCR compra participação de 6,33% da Riopar; Braskem apresenta queda na produção de eteno no trimestre

Tempo de leitura: 5 minutos

CCR (CCRO3): CCR compra participação de 6,33% da Riopar na VLT Carioca, que opera veículo leve sobre trilhos na Zona Portuária do Rio
Impacto: Positivo
Grupo Pão de Açúcar (PCAR3): GPA – Estamos vivendo um momento de queda de volumes que não víamos há anos
Impacto: Negativo
Braskem (BRKM5): produção de eteno no País soma 751,248 mil ton no trimestre; queda de 8%
Impacto: Neutro

Confira os destaques de hoje:

CCR (CCRO3): CCR compra participação de 6,33% da Riopar na VLT Carioca, que opera veículo leve sobre trilhos na Zona Portuária do Rio

A CCR e a sua controlada Companhia de Investimentos em Infraestrutura e Serviços (CIIS) fecharam acordo com a Riopar Participações para a transferência à CIIS da totalidade das ações detidas pela Riopar na Concessionária do VLT Carioca, equivalente a 6,33% de seu capital social. O valor da aquisição não foi informado.

O acordo prevê também a cessão à CCR da totalidade dos direitos creditórios detidos pela Riopar, relativos aos mútuos concedidos pelas acionistas do VLT Carioca para financiar a operação. Hoje a CIIS detém 80,82% do capital social da VLT Carioca e, com a consumação da transação, passará a deter 87,15%.

O VLT Carioca é a concessionária responsável pelo sistema de transporte de passageiros através de Veículo Leve sobre Trilhos, na região portuária e central do Rio de Janeiro, pelo prazo de concessão patrocinada de 25 anos.

Impacto: Positivo. Companhia aumenta participação de subsidiária estratégica para operações.

Grupo Pão de Açúcar (PCAR3): GPA – Estamos vivendo um momento de queda de volumes que não víamos há anos

A deterioração da renda do consumidor por causa do desemprego e da pressão inflacionária já se faz sentir no setor supermercadista. Em evento promovido nesta sexta-feira (22) pela Apas, associação que representa as empresas dos setor em São Paulo, o presidente do GPA, Jorge Faiçal, afirmou que o ano de 2021 foi “mais desafiador” do que era esperado. “Estamos vivendo um momento de queda de volumes que não víamos há anos”, afirma, apontando que há cautela também para 2022′.

Diante desse cenário, a frequência dos consumidores às lojas também tem mudado, diz o executivo. Atualmente as vendas estão concentradas em dias de pagamento de salário, enquanto a segunda e terceira semanas do mês veem as vendas “desabarem”.

Impacto: Negativo. Frente a um cenário mais desafiador, a companhia deve enfrentar obstáculos nos próximos meses.

Braskem (BRKM5): produção de eteno no País soma 751,248 mil ton no trimestre; queda de 8%

A produção de eteno da Braskem no Brasil caiu 8% no terceiro trimestre de 2021 ante o mesmo período do ano passado, para 751,248 mil toneladas. Na comparação com o segundo trimestre deste ano, foi registrada alta de 5%. Os dados foram divulgados há pouco pela companhia.

Segundo o relatório, a taxa média de utilização das centrais petroquímicas no País chegou a 79%, aumento de 3 pontos porcentuais em relação ao segundo trimestre, em função do retorno das operações após a parada geral de manutenção programada na fábrica do ABC, em São Paulo. Em relação ao terceiro trimestre do ano passado, houve uma queda de 7 pontos porcentuais em função, principalmente, de indisponibilidade de matéria-prima na central petroquímica do Rio de Janeiro, devido ao processo de retorno após a parada programada de fornecedor nacional.

Impacto: Neutro. Trimestre enfrentou uma base de comparação mais desafiadora.

Contatos
Conheça o nosso time de especialista da área de Investimentos.

RENDA VARIÁVEL
[email protected]

“Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores,  para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo.  Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações. Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 21 da Resolução CVM nº 20, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.”

Relacionados

Apito Final | Nova variante da covid faz bolsas tombarem na Black Friday

Internacional • Ativos de risco globais entraram em derrocada com detecção de nova variante potencialmente resistente às atuais vacinas. Brasil • Ibovespa afundou e [...]

Rafael Gabriel Pacheco - 26/11/2021

Guide Mercados Hoje: Risk off: variante sul-africana traz pandemia de volta ao centro das preocupações na black friday

No Mercados Hoje falamos sobre a abertura do mercado e listamos os principais acontecimentos do noticiário e da agenda econômica no [...]

Victor Beyruti Guglielmi - 26/11/2021

Apito Final | Bolsas internacionais tiveram dia de alta com feriado nos Estados Unidos

Internacional • Feriado americano favoreceu bolsas internacionais depois de dia movimentado no campo dos indicadores. Brasil • Ibovespa fechou em alta com valorização da [...]

Rafael Gabriel Pacheco - 25/11/2021
Logo o guia financeiro

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções