B3: Intelbras precifica o seu IPO e capta R$1,3 bi
Impacto: Positivo
Klabin: Cia inicia expansão para o e-commerce
Impacto: Positivo
Petrobras: Cia divulga relatório de produção e vendas do 4T20
Impacto: Marginalmente Positivo
Setor de Mineração e Siderurgia: Exportação de ferro-gusa deve seguir forte em 2021
Impacto: Positivo
Setor de Telecom: Operadoras regionais planejam disputar leilão de 5G
Impacto: Marginalmente Negativo
Confira os destaques de hoje:
A Intelbras precificou as ações de seu IPO em R$15,75, um valor levemente acima do piso da faixa indicativa, que ia de R$15,25 à R$19,25. Nesta operação, a empresa conseguiu captar cerca de R$1,3 bi, sendo que 55,55% vão para o caixa e o restante para os acionistas vendedores.
A companhia pretende usar o dinheiro captado para realizar aquisições, aumentar a capacidade produtiva e expandir as equipes e os investimentos em tecnologias da informação.
Ao longo do ano passado, a Intelbras registrou uma grande expansão. De janeiro a setembro de 2020, comparados com o mesmo período de 2019, a empresa obteve uma receita operacional líquida de R$1,46 bi, representando um aumento de 20,2%, e um Ebitda de R$251 milhões, mostrando um crescimento de cerca de R$110 milhões.
Impacto: Positivo. A B3 voltou a receber uma série de novas empresas buscando abrir seu capital. O movimento, além de gerar receita para a companhia, estimula os investidores, já que aumenta o número de alternativas entre as companhias listadas disponíveis para investir.
A Klabin iniciou, ontem, o seu processo de expansão para o comércio eletrônico, por meio da “E-Klabin”. O novo negócio de e-commerce tem como foco vender os papéis para embalagem, a maior atividade da empresa, em três segmentos: marcas tradicionais que buscam expandir as suas presenças no varejo online; marketplaces e o “Klabin ForYou”, um marketplace para clientes de pequeno e médio portes que querem soluções customizadas em papel.
De acordo com Douglas Dalmasi, o diretor de embalagens da companhia, foi observado que muitos consumidores passaram a usar o canal digital para realizar compras, principalmente por fatores como a pandemia da COVID-19. Nesse sentido, em 2020, a Klabin teve um aumento de 122%, em comparação com 2019, nas vendas diretas de embalagens para o e-commerce. Por isso, Dalmasi afirmou que, com a “E-Klabin”, a empresa está se estruturando para atender melhor o mercado.
Impacto: Positivo. Influenciada pela tendência desenvolvida na pandemia, de aumento do número de clientes consumindo através de e-commerce, a Klabin registrou aumento de 122% nas vendas diretas de embalagens para o canal. Com o sucesso obtido pela companhia, a empresa de papel e celulose anunciou seu processo de expansão para o comércio eletrônico, ampliando seu portfólio de serviços.
A Petrobras registrou recordes de produção anual no 4T20, com 2,28 milhões de barris diários (MMbpb) de petróleo e LGN de 2,84 milhões de barris de óleo equivalente por dia (MMboed) de produção todas.
Além da superação de máximas históricas de produção, o trimestre foi o período do ano no qual a estatal registrou melhor desempenho operacional.
Entre outros pontos interessantes, destacamos:
Impacto: Marginalmente Positivo. A companhia teve um bom desempenho operacional no trimestre, mas ainda teve resultados impactados pelas paradas programadas, devido a pandemia. A produção de óleo sofreu queda de 9,1% vs. 3T20, enquanto taxa de utilização das refinarias e a venda de produtos de óleo no Brasil se mantiveram estáveis em comparação ao mesmo período, e ainda levemente abaixo de 2019, por conta da imposição de medidas de restrição, que impactaram diretamente a mobilidade. Ainda assim, destacamos que a companhia conseguiu desempenhar bem ao longo do ano, mesmo diante das adversidades enfrentadas pelo setor. A exportação de petróleo no exercício alcançou recorde e ainda assinaram contrato de vendada totalidade de sua participação em 27 campos de terra e águas rasas.
Ao longo de 2020, o mercado observou um cenário bastante favorável ao setor de mineração e siderurgia. a Implementação deste ter como grande influência a forte demanda do mercado chinês, que além de impulsionar as vendas de minério de ferro no ano passado, fez com que o setor metálurgico brasileiro se tornasse exportador líquido.
De acordo com os dados do Sindicato da Indústria do Ferro do Estado de Minas Gerais (Sindifer- MG), 2,74 milhões de toneladas de ferro gusa foram embarcadas, sendo 67% enviado à China
Fausto Varela Cançado, presidente do Sindifer-MG, esta demanda aquecida na China deve se manter em patamares similares para 2021.
Vale lembrar que o Estado é o maior polo metalúrgico do país, com 46 usinas. Em 2020, as vendas externas representaram 70,2% da produção. No ano passado, as usinas instadas em Minas Gerais produziram 3,95 milhões de toneladas.
Cançado afirmou que as vendas externas sempre representaram cerca de 50% da produção. Mas, com a forte demanda da China, já no ano de 2019, esta passou para 53,7%.
Para este ano, Cançado espera que a produção de ferro gusa apresente crescimento de 5% a 10%, desempenho puxado pelo retorno das siderúrgicas brasileiras e a manutenção das encomendas da China.
Ele adicionou que, a parada das siderúrgicas nacionais em função da pandemia incentivou o movimento, já que o gusa é insumo para a produção do aço, e os produtores brasileiros passaram a se voltar para a China. Cançado ressaltou que a estratégia do governo chinês é a de usar minério de ferro de melhor qualidade junto ao gusa, cujo o processo é mais limpo, pois gera menos escória.
Impacto: Positivo. As expectativas para o setor de Mineração e Siderurgia estavam bastante positivas no ano passado, mesmo com a parada de siderúrgicas nacionais em função da pandemia. As companhias brasileiras aproveitaram a oportunidade para comercializar o gusa, insumo para a produção do aço, para a China, complementando sua estratégia de utiliza-lo junto ao minério de ferro, para gerar menos escória. Para esse ano, as perspectivas parecem ser similares e assim positivas para o setor.
Aproximadamente dez operadoras regionais de telecomunicações, denominadas “competitivas”, poderão disputar blocos de frequência para serviços móveis de quinta geração (5G) no leilão que está sendo preparado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
As empresas já vinham conversando com a Anatel, mostrando seus planos de negócios, que estão sendo validados.
As operadoras regionais ocupam cada vez mais espaço no mercado brasileiro, muitas vezes preenchendo lacunas deixadas pelas teles nacionais. Em 2017, as regionais representavam 21% do mercado total de banda larga fixa, em 2020 passaram a 40,7% de um total de 36 milhões de conexões, segundo dados Anatel. Na opinião de Luiz Henrique Barbosa da Silva, novo presidente da Associação Brasileiras das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (TelComp), ainda há espaço para essa fatia ultrapassar 50%.
Depois de crescerem desordenadamente por todo o país, essas empresas passaram a se estruturar e chamaram a atenção de investidores, o que fortaleceu o movimento de fusões e aquisições, que segue em curso.
Os gestores das regionais vislumbram um futuro ainda melhor, seguindo os passos das teles nacionais, com licenças de 5G, inclusive no futuro mercado secundário de espectro.
Impacto: Marginalmente Negativo. Com o fortalecimento das teles regionais, que agora planejam participar do leilão de 5G, as teles nacionais têm de enfrentar maior competição tanto neste evento quanto ao longo dos próximos anos.
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