Flash Empresas |Atualização da nossa recomendação em Petrobras

Tempo de leitura: 4 minutos

Na última quinta-feira (18/02), o presidente Jair Bolsonaro realizou um evento ao vivo nas redes sociais, no qual se mostrou irritado com o recente aumento de preços de combustível pra Petrobras, criticando o, até então, presidente da companhia, Roberto Castello Branco. Durante a live, Bolsonaro comentou que embora não pudesse e “nem iria interferir” na empresa, alguma coisa iria acontecer na estatal nos próximos dias.

Vale dizer que o evento ocorreu após o aumento de 14,6% no preço do diesel e de 9,9% na gasolina por parte da Petrobras,  ainda que o Presidente Bolsonaro suspendeu o imposto federal do diesel pelo período de dois meses. Mais tarde, na sexta-feira (19/02), após o fechamento do mercado, o Governo Federal anunciou a troca de Roberto Castello Branco do cargo de CEO da Petrobras, pelo General Joaquim de Silva e Luna, atual diretor-geral da Usina Hidrelétrica de Itaipu. Ele também ocupou o cargo Ministro da Defesa durante o governo Temer.


O pronunciamento levou o mercado a levantar uma série de incertezas com relação ao futuro da companhia em termos de governança, principalmente com relação a manutenção da politica de paridade de preços do petróleo em relação ao mercado internacional, medida de extrema importancia para manter a rentabilidade da companhia em patamares saudáveis. Vale dizer que os aumentos vinham sendo realizados após um ano atípico de pandemia, que refletiu no aumento das medidas de isolamento social e consequentemente na queda drástica da demanda por petróleo. Desde o Outubro de 2020, o petróleo vem apresentando recuperação de preços no mercado internacional, refletindo em seguidos aumentos do combustível por parte da Petrobras. Outro ponto é com relação ao cambio, pois a commodity é negociada em dolares no mercado internacional, o que acaba por impactar diretamente o seu custo em reais no país. 

O objetivo do Presidente Bolsonaro é de agradar ao seus eleitores, principalmente a classe de caminhoneiros, mantendo o preço do diesel e da gasolina em patamares mais aceitáveis na visão do mesmo. Ressaltamos ainda o fato de que os recentes aumentos no preço da commodity, somados aos patamares atuais do câmbio e o cenário nacional conturbado, dificultam ainda mais a implementação de uma política de preços alinhada a referências internacionais, tornando o investimento na companhia altamente imprevisível.

Diante disso, optamos por rebaixar nossa recomendação em Petrobras de compra para neutro, reduzindo nosso preço alvo para R$ 23,00.

RENDA VARIÁVEL
[email protected]

Luis Sales – CNPI
[email protected]

“Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores,  para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo.  Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 21 da Instrução da CVM N° 598/2018, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.”

Relacionados

Flash Macro | Pesquisa Mensal dos Serviços – fev/21

O índice de volume no setor de serviços apresentou expansão de 3,7% em fevereiro, contrariando boa parte das expectativas do mercado, [...]

Alejandro Ortiz Cruceno - 15/04/2021

Rio Bravo: Olhar Atento |O setor de serviços

O setor de serviços surpreendeu em fevereiro (+3,7% a.m.), ficando acima da expectativa do mercado (+1,3%) e retornando ao nível pré-pandemia. [...]

Rio Bravo - 15/04/2021

Guide Empresas - Hering rejeita fusão com Arezzo, Positivo firma acordo para venda de PCs Compaq.

Hering: Cia rejeita acordo de fusão com ArezzoImpacto: PositivoSanepar: Agência reguladora aprova aumento de 5,77% na tarifaImpacto: Marginalmente PositivoPositivo: Cia anuncia [...]

Luis Sales - 15/04/2021
Logo o guia financeiro

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções