Flash Empresas| Otimizando as Cadeias de Suprimento – Início de Cobertura Neogrid (NGRD3)

Tempo de leitura: 9 minutos

A Neogrid é líder em software de gestão para operações de varejo no Brasil. Através de uma base de 7 mil clientes espalhados pelo Brasil, Estados Unidos, Europa e Japão, a cia atua através do modelo Saas (Software as a service), todo baseado em nuvem, onde consegue conectar mais de 40 mil companhias e oferecer três principais serviços, conhecidos como Integration (cerca de 37% da receita), Demand Activation (cerca de 39% da receita) e Replenishment (cerca de 24% da receita), sendo as duas últimas provedoras de soluções mais complexas. A receita da empresa é bastante previsível, já que é obtida através de contratos de subscrição, pré-estabelecidos, no qual o cliente paga uma taxa periódica (“subscription fee”) de acordo com seu tamanho, segmento, número de conexões e documentos transacionados. Sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), ocorreu em dezembro de 2020, e foi precificada em R$4,50, mas hoje o papel já supera a marca dos R$8,40.

O grande ativo da Neogrid é sua plataforma

É esta que torna as barreiras de entrada extremamente elevada a novos entrantes. A rede engloba toda a cadeia de suprimentos (fabricantes de matéria prima; distribuidores; varejistas; governos; bancos) e conta com tecnologia de ponta, o que a permite receber, analisar e organizar uma imensa gama de dados. Feito isto, a companhia traduz a informação obtida a uma linguagem de fácil recepção e então a comercializa aos seus clientes como forma de soluções, oferecendo suporte à operação do contratante do serviço e automatizando processos que podem incentivar positivamente na sua tomada de decisão. Para melhor mensuração do business, vale colocar que entre as principais informações reunidas pela Neogrid, encontram-se: pedidos de compras; notas fiscais; relatórios de vendas; níveis de estoques (em lojas, centros de distribuição e fábricas); cupons fiscais, entre outras diversas informações materiais à cadeia de suprimentos. Além disso, a plataforma ainda permite à companhia ter fácil conexão com aplicações de terceiros, como softwares utilizados por seus clientes, o que facilita ainda mais a implementação de soluções por parte da Neogrid. Adicionalmente, a empresa possui uma série de parceiros de grande nome no mercado, que exploram diferentes verticais e clientes que não fazem parte do escopo da Neogrid, isto contribui para que a companhia expanda o alcance de sua operação e aumente ainda mais sua proposta de valor a seus clientes. Alguns exemplos de parceiros são a Nielsen, que gera insights e concede análises sobre o desempenho de vendas de produtos em lojas físicas de redes de varejos; a Lett, que torna possível o monitoramento do desempenho de produtos em lojas de comércio eletrônico; e a Fast Channel, que permite à indústrias fornecer catálogos eletrônicos facilitando o processo de vendas.

As soluções desenhadas para a indústrias…

Através da automatização de processos e sincronização de cadeias de suprimento, a Neogrid visa entregar aos seus clientes decisões inteligentes que consigam equilibrar suas operações, de acordo com o ritmo com que o consumidor final realiza suas compras. Desse modo, a empresa acredita que é capaz de impulsionar as vendas daqueles que contratam seus serviços, minimizando as perdas. Suas soluções são voltadas para a indústria, distribuidores e varejistas e divididas em três grandes grupos: (1) integration, costuma servir como porta de entrada para seus clientes e é responsável por integrar parceiros de negócio, automatizando seus processos, reduzindo custos, diminuindo risco jurídico e otimizando a operação; (2) demand activation, que através de data analytics e inteligência artificial consegue analisar a extensa base de dados provinda da primeira solução, que fornece à Neogrid visibilidade a cerca de 80% das vendas do varejo no Brasil,  e fornecer aos clientes diferentes insights para impulsionar vendas, market share, e inclusive reduzir estoques desnecessários; e (3) replenishment, sua solução mais robusta, que obtém soluções de automatização e inteligência de processos a um nível superior, calculando não apenas o nível ideal de estoque, mas também um melhor sortimento de produtos.

Acreditamos que a plataforma da Neogrid cria uma espécie de círculo vicioso…

Isto porque, suas soluções estão todas interligadas de certa forma, gerando imenso potencial para sinergia àqueles clientes que contratam mais de uma (permitindo grande up-sell e cross-sell). Ou seja, à medida em que a companhia agregue maior número de clientes à sua base, estes vão desejar contratar mais dos seus serviços disponíveis. Isto contribui para ampliar cada vez mais os dados disponíveis à Neogrid, que conforme for desenvolvendo suas soluções e realizando novas aquisições, terá uma rede e soluções de software ainda mais poderosas e consequentemente atrativas.

A era digital beneficia a companhia…

Ao longo de 2020, quando a Covid-19 se disseminou pelo globo, refletindo em drásticas medidas de isolamento social, o único meio de comunicação por meses foi o digital. Dessa forma, para sobreviver, as varejistas, entre outras indústrias, tiveram de adaptar sua operação ao novo cenário, acelerando assim a transformação digital que estava prevista para ocorrer ao longo dos próximos anos. Esta mudança de canal envolve não apenas a criação de um catálogo de produtos online, mas também toda a reestruturação interna da empresa (em termos de gestão de estoque, logística e outros fatores) para conseguir atender o fluxo significante de consumidores que repentinamente passou a utilizar o e-commerce com maior frequência. Com a reabertura dos comércios físicos, as empresas agora estão tendo de lidar com vendas e outras interações com clientes em ambos os canais, e isto contribui para tornar suas cadeias de suprimento ainda mais complexas. É nesse ponto que entra a Neogrid, oferecendo soluções para otimizar a capacidade de abastecimento, distribuição e redistribuição do estoque para os pontos de venda mais performáticos das companhias clientes. Assim, o forte avanço da era digital funciona como uma grande oportunidade para aumentar o mercado endereçável da Neogrid, além de adicionar maior potencial de cross-sell e up-sell, por indústrias, distribuidores e varejistas, visto que as soluções agregam a capacidade de gerenciar o processo de abastecimento diante do cenário de alta complexidade, garantindo a disponibilidade dos produtos, sem excessos.

Visão positiva no longo prazo…

Destacamos uma série de oportunidades para o papel ao longo dos próximos anos: (i) aumento do fluxo de empresas para a multicanalidade e do investimento em omnichannel, o que torna suas cadeias de suprimento mais complexas, acarretando em maior necessidade de contratar algum auxílio para que haja disponibilidade de produtos sem excesso de estoque; (ii) a pandemia e outros grandes eventos ocasionam mudanças repentinas nas preferências do consumidor, e se destacam as empresas que conseguem monitorar as tendências e então agir de forma rápida e ágil para atender a demanda; (iii) seu histórico de aquisições de sucesso, com rápida integração no business já existente e ampla adição de valor a companhia sugerem que suas próximas compras, que já fazem parte de sua estratégia de crescimento, também deverão aumentar a qualidade de seu serviço e ampliar o alcance de sua operação; (iv) seu modelo de negócio que permite previsibilidade de receita com contratos pré-estabelecidos; (v) grande escalabilidade por possuir uma base de clientes bastante extensa com muitos grandes nomes, além de fortes parcerias; (vi) tecnologia de ponta e altas barreiras de entrada; e (vii) qualidade do serviço melhora à medida que seus clientes contratam mais soluções. Apesar do grande potencial de crescimento para o longo prazo, avaliamos que  a companhia já incorpora em seu preço boa parte deste potencial, negociada a 7,5x EV/Receita, em linha com a média do setor, e apresentando crescimento orgânico recente tímido (de um dígito nos últimos anos), reduzindo a atratividade da ação em nossa visão. Nesse sentido iniciamos a cobertura com recomendação Neutra para o ativo, com preço alvo em R$ 8,50.

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Luis Sales – CNPI
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