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Flash Empresas | Lojas Quero-Quero (LJQQ3) – Início de Cobertura

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A varejista voltada para os segmentos casa e construção começou a ter suas ações negociadas em bolsa no início de agosto, através de uma oferta pública inicial de ações que levantou quase R$ 2 bilhões. Estes recursos, segundo a própria empresa em seu Prospecto Preliminar da oferta, serão destinados ao Capital de Giro; Aumento da Liquidez; e Novos centros de distribuição.

Hoje a companhia possui 326 lojas, que estão posicionadas em cidades pequenas e médias (de até 300 mil habitantes) na região Sul do país. Isto contribui para que sua concorrência não seja muito agressiva, visto que os grandes players do mercado, que possuem alta escalabilidade, posicionam-se majoritariamente em cidades grandes. Sendo assim, a Lojas Quero-Quero disputa participação de mercado com players locais, que possuem em geral uma atuação mais informal. Estes podem vir a ter um relacionamento de maior proximidade com os clientes que habitam as pequenas cidades, mas ao mesmo tempo, não possuem a escala e a capacidade de oferta de crédito da companhia, o que tornam as barreiras de entrada no segmento relevantes.

Seu modelo de loja mais comum é chamado Fase 1, que possui em média 700m2 e possui foco crescente em materiais de construção com maior mix, maior treinamento da força de venda, e logística específica. Ainda conta com grande número de lojas no modelo Tradicional, com 600m2. As lojas modelo Fase 2 possuem 800 m2 e é voltado para a ampliação do mix de Revestimentos e Acabamentos, com serviços de design de projetos em lojas selecionadas; e Fase 3, que possui 3.000 m2 com foco em em Tintas, Revestimentos e Acabamentos, com força de venda especializada, serviços instore customizados e maior foco no profissional da construção. A companhia vem se empenhando na transição do método Tradicional para o da Fase 1, visando atingir uma melhor experiência do cliente com maior sortimento de produtos e horário de atendimento diferente do padrão, o que já mostrou ser eficiente pelo crescimento da vendas nas mesmas lojas (SSS, na sigla em inglês) de 14,9% para 21,1% entre 2018 e 2019.

Sua receita bruta no 2T20 totalizou R$1.744 milhões, provenientes de suas três frentes de serviços: (i) Varejo, que oferta um mix de produtos composto principalmente por materiais de construção e é complementado por eletrodomésticos, representando 74% de seu faturamento. Acreditamos na resiliência do segmento, por ainda ser um mercado bastante fragmentado, que segue as tendências do setor de Construção Civil através da realização de construções e obras por parte das empresas e dos consumidores; (ii) Serviços Financeiros, que equivalem a 22% do mesmo, e consistem em produtos de crédito criados com a função de suporte ao Varejo, especializados em crédito ao consumidor, e oferta complementar de empréstimo pessoal e parcelamentos, além de distribuição de seguros; e (iii) Cartões de Crédito, com emissores, bandeira e adquirentes do Cartão de Crédito VerdeCard, aceito em supermercados, farmácias, postos de gasolina, entre outros. A receita do serviço é composta por anuidade e MDR e esta corresponde aos 4% restantes da receita bruta total.

Entre as principais oportunidades de crescimento para o negócio, listamos: (i) cerca de 5.400 cidades do Brasil se enquadram nos padrões estabelecidos para abertura de lojas da empresa, que englobam aproximadamente 127 milhões de habitantes; (ii) crescimento acelerado do número de lojas desde 2018 apresentando altos retornos; (iii) 66 lojas que estão no radar para serem reformadas e assim se tornarem mais lucrativa, o que corresponde a 18% do total; (iv) possibilidade de desenvolver o omnichannel, algo que hoje não é muito desenvolvido pelo fato de os consumidores terem o hábito de frequentar as lojas e perguntar por sugestões dos funcionários para medidas e produtos, mas pode vir a ser uma oportunidade de crescimento; e (v) poucos players relevantes em destaque.

Ainda assim, enxergamos que a operação carrega alguns riscos. Entre estes estão os desafios no seu plano de expansão, que consiste na replicação do modelo em operação no Sul para outras regiões do país, que possuem costumes diferentes, o nome da companhia não ser tão forte em locais onde ainda não atua, o longo período que leva até que a loja atinja a curva de maturação e a pulverização do controle da companhia após a oferta pública de ações, que pode levar a problemas de governança no médio prazo, embora avaliamos que no momento nenhum dos grandes acionistas demonstram interesse em atuar de forma ativa na gestão da companhia.

Diante de todos os pontos destacados acima, vemos uma grande oportunidade de entrada no papel, visto que a companhia possui um vasto plano de desenvolvimento após a oferta, que tem capacidade de fazer com que a mesma atinja um patamar de extrema relevância. Acreditamos que as oportunidades superam os riscos de falha da operação e nos levam a projetar um preço alvo de R$21,00 considerando um múltiplo de EV/Receita de 2,25x em 2021. Vemos ainda espaço para a expansão do múltiplo, caso a estratégia de expansão de lojas se torne mais agressiva.

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