Carteira Semanal de Ações | 13 de Outubro

BW2 ON (BTOW3)

JBS ON (JBSS3)

Performance: A Carteira Semanal encerrou a última semana em queda, abaixo do seu índice de referência (Ibovespa). As bolsas globais tiveram desempenhos mistos, com o noticiário norte-americano sobre as eleições de novembro e saída de Trump do hospital trazendo volatilidade para ativos de risco em todo o mundo. O Ibovespa obteve retorno positivo após apresentar cinco semanas consecutivas de queda. No âmbito doméstico, a disputa entre os poderes executivo, legislativo e judiciário se manteve mais calma. Dessa forma, acreditamos que a confiança do investidor segue demonstrando sinais de recuperação, porém, as incertezas nas frentes política, econômica e sanitária devem continuar fazendo preço.

Na Carteira, Lojas Quero-Quero foi a ação que mais se valorizou na semana, enquanto JBS foi a que mais desvalorizou.

Trocas: Nesta semana, optamos por realizar apenas uma alteração pontual em nossa carteira semanal. Apesar de seguirmos bastante positivos em termos de fundamento para os ativos da JBS, acreditamos que o fluxo comprador ainda deve tardar, ao menos até a divulgação dos resultados do terceiro trimestre, para que concentre mais força. Dessa forma, escolhemos dar entrada em B2W, visando um momentum mais interessante para o varejo após fortes realizações observadas nos meses anteriores, ao mesmo tempo em que dados econômicos divulgados recentemente corroboram para a tese de que o setor segue aquecido. Seguimos avaliando que a volatilidade deverá se manter elevada nos próximos dias, com eleições dos Estados Unidos fazendo cada vez mais preço.

B2W ON (BTOW3)

A empresa está tendo um forte destaque durante o período de isolamento, devido ao seu marketplace desenvolvido, que permite a seus clientes, tanto aos sellers quanto aos consumidores, maior número de funcionalidades e com isso facilidades. O tal marketplace atingiu o nível recorde de 69,8 mil sellers e também o patamar de 19,3 MM de clientes ativos no 2T20. A base de clientes ativos foi impulsionada pela adição de 5,1 MM de novos clientes, nos últimos 12 meses.

A companhia ajudou pequenos comerciantes, que tiveram de adaptar sua operação durante o lockdown, a entrarem na sua plataforma, aumentando sua oferta de crédito para os micro e pequenos empreendedores e oferecendo carência de até 75 dias para o início do pagamento das prestações. E agora, que os clientes se familiarizaram com a compra pelo meio digital, seu desempenho deve ganhar mais força, mesmo com comércios físicos abertos.

A B2W possui como outro projeto, o Ame, o meio de pagamento digital da companhia que já teve cerca de 8 milhões de downloads. A empresa quer transformá-lo em um superapp, com inúmeras funcionalidades, principalmente na concessão de crédito e meio de pagamento.

Por fim, a companhia encerrou o 2T20 com aproximadamente R$4 bilhões em caixa, o que permite com que consigam enfrentar a crise atual e possíveis oscilações futuras do mercado com bastante segurança. No mesmo período, ela conseguiu reduzir em quase 42% o seu prejuízo líquido no 2T19, que agora totaliza R$74,6 milhões. Além disso, ela está realizando uma série de parcerias que a permitem tornar sua rede de sellers e consumidores ainda mais forte.

CSN ON (CSNA3)

Gostamos do papel e acreditamos que existem grandes chances de apreciação nas próximas semanas, seguindo a tendência favorável de apreciação como observado no preço do minério de ferro.

O segmento de mineração segue sendo o principal negócio para a CSN desde o desastre de Brumadinho, que reduziu a oferta de minério e elevou os preços da commodity. Ainda assim, a  companhia tem conseguido entregar boa geração de caixa e busca reduzir seu endividamento, principalmente em função da retomada do segmento de siderurgia.

Com isso, temos observado uma melhora de tendência para a companhia que ainda possui níveis de alavancagem financeira que seguem acima de 5x dívida líquida /Ebitda.

Baseado no objetivo de melhorar sua estrutura de capital, a CSN deverá realizar em breve os IPOs das suas unidades de mineração e cimentos. Tal movimento, somado aos patamares de preço do minério de ferro no mercado internacional e retomada da atividade siderúrgica doméstica, deverá servir para redução expressiva das dívidas da empresa e, por consequência, de suas despesas financeiras, melhorando então sua geração de caixa.

Lojas Quero-Quero ON (LJQQ3)

Com atuação direcionada para pequenas e médias cidades, as Lojas Quero-Quero são a maior varejista especializada em materiais de construção do Brasil em número de lojas, além de serem a segunda maior em área de vendas, e atuam também com eletrodomésticos e móveis. Possuem 362 lojas em operação, das quais 286 estão em cidades localizadas na região Sul do Brasil.

Além da venda de produtos, a cia oferece serviços financeiros a seus clientes e possuem mais de 3,0 milhões de cartões de crédito emitidos com a bandeira VerdeCard, que são aceitos em mais de 150 mil estabelecimentos conveniados, além das filiais da Lojas Quero-Quero.Em 2019, as atividades de negócio de varejo representaram 74% da receita da Companhia, enquanto os serviços financeiros e cartão de crédito representaram 22% e 4%, respectivamente.

A companhia abriu seu capital recentemente, e com os recursos da oferta pretende expandir sua atuação geográfica, para as cidades do norte do Paraná, melhorar o indicador de vendas nas mesmas lojas, conseguir eficiência operacional e fortalecer a expansão da oferta de serviços e produtos financeiros.

Acreditamos que a retomada tanto do setor de varejo físico, como o de construção civil devem promover um aumento da demanda pelos produtos e serviços oferecidos pela companhia.

Locaweb ON (LWSA3)

A companhia de serviços de tecnologia e hospedagem de sites, realizou sua oferta pública inicial de ações no início de 2019 e desde então seus ativos estão mostrando boa performance.

Por fazer parte do setor de tecnologia, a companhia possui vantagem competitiva entre as demais na crise atual. Isso porque, com o isolamento social, a única maneira das pessoas conseguirem se conectar é através da internet. A afirmação é válida também para comerciantes, que tiveram de migrar suas operações para o meio digital.

Ao mesmo tempo, suas duas principais concorrentes, a Rakuten e a Xtech, encerraram suas operações recentemente.

Como consequência disso, em seu resultado, divulgado recentemente, a companhia anunciou que o ritmo de adição de clientes no começo do ano foi de 26% em software como serviço e 103% em comércio eletrônico. Neste ela também registrou aumento de 23,6% em sua receita líquida e de 29,7% em seu lucro líquido.

Em comunicado ao mercado, a Locaweb anúnciou que o GMV teve tendência de crescimento de 80% em abril, comparado ao mesmo mês de 2019 e somou R$ 4,9 bilhões nos doze meses que se encerraram no mês passado.

Por fim, seguindo a estratégia descrita em seu prospecto, a Locaweb já está com sete aquisições em negociações avançadas.

Natura ON (NTCO3)

A companhia apresentou resultados ainda modestos no 1S20, altamente impactado por fatores não recorrentes, relacionados ao seu acordo com a Avon e o fechamento das lojas. Entretanto a empresa deverá seguir com um ritmo de crescimento acelerado tanto em receita com expansão das vendas na Europa e Ásia (sendo ainda favorecido pelo cambio desvalorizado) quanto em ganhos de margens decorrente das sinergias das aquisições recentes (expectativa de aumento das vendas por consultora).

Mesmo em meio a pandemia, a empresa aumentou o guidance de sinergias que espera para a integração de suas operações com as da Avon em mais de US$100 milhões, atingindo um valor entre US$ 300 e US$ 400 milhões. O deal deve oferecer uma série de sinergias, que deverão ser adiadas por conta da pandemia, mas ainda assim permitirão com que grande valor seja destravado para a Natura através do fortalecimento do canal de vendas diretas e aumento do mix de categorias de produtos que serão oferecidos aos clientes.

Ainda, a empresa conseguiu apresentar significativo crescimento em seu lucro operacional após a aquisição da The Body Shop (TBS) em 2017. Esta operação, permitiu um grande avanço na estratégia de multicanalidade do grupo, através de maiores investimentos nos meios digitais, além de um grande aumento de receita, apoiado em ganhos de eficiência.

A Natura possui uma relação de dívida líquida/ Ebitda elevada, em 4,9x, no entanto, parte significativa de seu endividamento vem do financiamento adquirido para a aquisição da Avon. A companhia possui 45% de sua dívida referenciada em dólar, porém,  apenas a menor parte (R$1,5 bilhão) possui vencimento em 2020.

Metodologia

A Carteira Semanal da Guide Investimentos é composta por cinco ações, com peso de 20% da carteira para cada ativo, selecionadas para o período de uma semana. Enviamos o relatório da carteira ao longo do primeiro dia útil da semana (às segundas-feiras), para os clientes conseguirem montar as posições no fechamento dessa sessão. Importante: as cotações de fechamento dos papéis selecionados é que são utilizadas para a apuração dos resultados da Carteira. Sendo assim, o relatório é válido do fechamento do primeiro dia útil da semana de referência até o fechamento do primeiro dia útil da próxima semana. Vale mencionar que não levamos em consideração na performance o custo operacional (como corretagem e emolumentos).

A seleção das ações é baseada em um critério mais dinâmico, um pouco diferente das nossas demais carteiras recomendadas (que tem uma característica mais estática de posicionamento). Procuramos buscar mais oportunidades de mercado, inclusive as de curtíssimo prazo, observando tendências, movimentos técnicos, momentum dos ativos, eventos e fluxos, além dos fundamentos das empresas.

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