Carteira Semanal de Ações | 09 de Novembro

Essa semana realizamos três trocas na carteira semanal, retiramos B2W, Burger King e Minerva e incluímos Centauro, Magalu e PetroRio.

Centauro ON (CNTO3)
Magazine Luiza ON (MGLU3)
PetroRio ON (PRIO3)

B2W ON (BTOW3)
Burger King Brasil ON (BKBR3)
Minerva ON (BEEF3)

Performance:

A Carteira Semanal encerrou a última semana em alta, acima do seu índice de referência (Ibovespa). As bolsas globais tiveram desempenhos interessantes, com eleições norte-americanas apontando para vitória do candidato democrata Joe Biden. O Ibovespa também obteve performance sólida, com bluechips impulsionando os ganhos. No âmbito doméstico, a disputa entre os poderes executivo, legislativo e judiciário permaneceu estável. Dessa forma, acreditamos que a confiança do investidor segue demonstrando sinais de recuperação, porém, as incertezas nas frentes política, econômica e sanitária devem continuar fazendo preço.

Na Carteira, Movida foi a ação que mais se valorizou na semana, enquanto Vale foi a que mais desvalorizou.

Trocas: Nesta semana, optamos por realizar três alterações em nossa carteira semanal. No sentido de nos posicionarmos em empresas que devem apresentar resultados positivos referentes ao terceiro trimestre, ou com momento interessante, e realizarmos posições de ótimos ganhos recentes, escolhemos dar saída em B2W, Burger King e Minerva, para darmos entrada em Centauro, PetroRio e Magazine Luiza. Vemos espaço para que a Magalu apresente sólida performance com a divulgação de seus resultados, enquanto acreditamos que Centauro pode se beneficiar de um cenário mais positivo para shoppings e e-commerce, com o momento de maior atração por ativos de risco global, ao mesmo tempo que vemos PetroRio ainda não precificando a expressiva alta recente do barril de petróleo. Seguimos avaliando que a volatilidade deverá se manter elevada nos próximos dias, com eleição dos Estados Unidos sendo resolvida na justiça e noticiário favorável de vacinas.

Fonte: Bloomberg; BM&FBovespa. Elaboração: Guide Investimentos. Obs.: *fechamento nas datas citadas; ** início da elaboração da Carteira (03/08/15).

Centauro ON (CNTO3)

A Centauro segue se posicionando como o principal marketplace de artigos esportivos no Brasil. A estratégia da empresa consiste não apenas em fornecedor produtos, mas se tornar uma plataforma dentro desse ecossistema. Dentre as medidas adotadas recentes, a aquisição das operações da Nike no Brasil se encaixa dentro da estratégia definida. Esperamos outros movimentos semelhantes a esse, no sentido de ampliar sua presença em marcas, produtos e serviços.

Sustentamos nossa recomendação: (i) continuidade no ritmo de expansão de lojas e conversão da rede para o modelo G5, com foco em uma melhor experiência de compra para o cliente; (ii) continuidade no crescimento robusto através do modelo omnicanal, por meio da captação de dados e informações a respeito do comportamento de compra dos clientes; (iii) nível de satisfação do cliente em patamares elevados (NPS de 83); (iv) ganhos de escala com o aumento do número de lojas e gestão eficiente dos custos e despesas.

No curto prazo, avaliamos que as plataformas de comercio online podem se beneficiar de uma aceleração na mudança de comportamento do consumidor, que deve ampliar a participação em compras através do e-commerce em função das medidas de distanciamento social. Nesse sentido, a Centauro se beneficia por possuir ampla atuação tanto no meio online como no físico.

Magazine Luiza ON (MGLU3)

A empresa ainda deve crescer acima da média do setor de consumo. Destacamos a estratégia da Magalu que permanece na transformação de uma empresa de varejo tradicional com uma área digital para uma empresa digital com pontos físicos e capital humano, baseada nos pilares: (i) inclusão digital, (ii) cadeia de logística alinhada a multicanalidade, (iii) digitalização das lojas, (iv) plataforma digital de vendas e (v) cultura digital.

Com relação a concorrência: a rede logística e de distribuição no Brasil é uma forte barreira de entrada. O grande provedor de logísticas que temos hoje é o correio, o que torna mais difícil para as empresas estrangeiras implementarem seus modelos de negócios e estratégias em que atuam lá fora. A malha logística no Brasil é bem peculiar, e Magazine Luiza tem know how técnico para aproveitar a deficiência de seus concorrentes.

Vale ainda destacar o crescimento acelerado do e-commerce, reflexo: (i) do aumento das vendas pelo smartphone (ii) projetos de multicanalidade e captura dos benefícios do Retira na Loja, (iii) maior taxa de conversão e (iv) permanência do nível de serviço avaliado pelo Reclame Aqui.

Movida ON (MOVI3)

A empresa se destaca por ser a terceira maior companhia de locação de veículos no Brasil em tamanho de frota dentre as companhias abertas do setor, além de ser a segunda maior no segmento RAC (“Rent a Car”). Em 2013 foi comprada pelo grupo JSL, grupo com o mais amplo portfólio de serviços logísticos do país. Com a reestruturação da cia feita pelo grupo JSL, em dezembro de 2014, ela consolidou todas as atividades de rent a car e de gestão terceirizada de frotas (GTF) do Grupo JSL.

Com expansão acelerada no mercado, em 2017 fizeram um IPO e desde então a empresa vem apresentando bons resultados, com: (i) forte volume de vendas, (ii) redução da idade média da frota, (iii) aumento no preço das tarifas e volume de diárias, impulsionado pelo segmento GTF. Além disso, a alavancagem da empresa é a mais baixa do setor com dívida líquida/EBITDA em 2,3x.

O setor foi extremamente afetado pela crise do coronavírus, principalmente nos segmentos de Rent a Car, aluguel de curto prazo, pelo qual muitos motoristas de aplicativos alugam seus carros, no segmento pessoas físicas, e também o da venda de Seminovos, impactando diretamente na velocidade de renovação da frota. Contudo, avaliamos que o cenário tende a ser mais positivo em meio a possibilidade de reabertura gradual da economia.

PetroRio ON (PRIO3)

Após amplas quedas no preço do petróleo, o mercado começa a ver um movimento de recuperação. Sendo assim, acreditamos que a Petro Rio pode se beneficiar desta alta nas próximas semanas.

Ressaltamos, como destaques relacionados à companhia, a recente aquisição de 80% do campo de Tuberão Martelo, que registrou alto volume de produção. No 3T20, a PetroRio registrou uma melhora do seu lifting cost pela sétima vez, sendo menor em 44% vs. 3T19 e em 6% vs. 2T20; aumentou a produção do campo Polvo, sem que seus custos aumentassem nas mesmas proporções; e ainda registrou um avanço com relação a aquisição dos 30% restantes do campo Frade, que deve impulsionar ainda mais a produção da empresa.

Entre outros pontos positivos do resultado, a empresa registrou uma receita líquida de R$ 489 milhões, aumento de 22,5% vs. o 3T19, impulsionado pelo aumento tanto da produção como das vendas. Sua performance sólida diante de um cenário adverso, provou a resiliência da empresa.

Baseamos nossa tese no aumento da produção, com a incorporação de novos campos e na eficiência de custos que a empresa vem construindo.

Vale ON (VALE3)

Temos uma visão construtiva para a Vale. Ressaltamos o foco do management no controle de custos, além da contínua redução de capex e endividamento. Além disso, os preços de minério continuam em patamares elevados (fruto da menor oferta no mercado), enquanto a empresa negocia a múltiplos descontados.

No curto prazo, os papéis da mineradora devem continuar voláteis, reflexo do fluxo de notícias negativas em torno da empresa dados os danos de imagem à companhia e provisões para pagamento de multas e indenizações. Algo que poderá aumentar o passivo de contingentes da VALE3, além de atrasar também as concessões e licenças ambientais nas operações do Brasil.

Acreditamos que, (i) a forte valorização recente do minério no mercado internacional e (ii) a maior demanda da China por minério de maior qualidade; além (iii) das melhorias operacionais, reflexo da forte redução de custo caixa, deverão compensar os riscos de governança e ambientais da companhia. Avaliamos a entrada em Vale nesse momento a patamares interessantes, negociada a 3.9x EV/Ebitda, contra uma média de 6.1x do setor.

Metodologia

A Carteira Semanal da Guide Investimentos é composta por cinco ações, com peso de 20% da carteira para cada ativo, selecionadas para o período de uma semana. Enviamos o relatório da carteira ao longo do primeiro dia útil da semana (às segundas-feiras), para os clientes conseguirem montar as posições no fechamento dessa sessão. Importante: as cotações de fechamento dos papéis selecionados é que são utilizadas para a apuração dos resultados da Carteira. Sendo assim, o relatório é válido do fechamento do primeiro dia útil da semana de referência até o fechamento do primeiro dia útil da próxima semana. Vale mencionar que não levamos em consideração na performance o custo operacional (como corretagem e emolumentos).

A seleção das ações é baseada em um critério mais dinâmico, um pouco diferente das nossas demais carteiras recomendadas (que tem uma característica mais estática de posicionamento). Procuramos buscar mais oportunidades de mercado, inclusive as de curtíssimo prazo, observando tendências, movimentos técnicos, momentum dos ativos, eventos e fluxos, além dos fundamentos das empresas.

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