Cotações por TradingView
Em Março, a Carteira de Dividendos encerrou o mês em linha com seu índice de referência (IDIV). Do lado positivo, ressaltamos a performance do IRB Brasil e Engie, dado a resiliência e característica defensiva dos ativos. Do lado negativo, a BR Distribuidora foi o destaque de baixa, dado o fluxo de notícias envolvendo possibilidade de follow on.
No mês, a Carteira de Dividendos apresentou uma queda de 1,8%, em linha com a baixa do IDIV. Vale ainda notar: em 2019, seguimos à frente do índice: enquanto nosso portfólio detém alta de 9,7%, o IDIV avançou 8,3%.
Para o mês de Abril, optamos por retirar os papeis de TIET11. A possibilidade de um follow on, dando saída à acionistas relevantes e diluição da participação dos minoritários, podem trazer alguma pressão de baixa para os papéis no curto prazo. Em seu lugar, incluímos TAEE11. Em nossa visão, seguimos com uma carteira menos exposto à volatilidade e com foco em alta previsibilidade do fluxo de caixa gerado pelas empresas do nosso portfólio. A taxa de dividendo anual (dividend yield) estimado para a carteira para os próximos 12 meses está por volta de 7%.
As nossas premissas para a escolha de ativos seguem as mesmas. Continuamos procurando empresas: (i) sólidas e com ótima administração; (ii) geração de caixa expressiva; (iii) negócios mais resilientes e (iv) com alto poder de repasse de preços. Vale notar: seguimos otimistas com a Renda Variável em 2019. Esperamos uma aceleração do ciclo de crescimento do lucro das empresas, com custo do serviço da dívida em patamares mais baixos quando comparado aos últimos anos. Fatores que devem impulsionar — também — a distribuição de proventos.
Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.
Graduado em Administração de Empresas pela ESPM, com pós-graduação em Economia e Setor Financeiro pela USP e MBA em Finanças pelo INSPER. Tem mais de 8 anos de experiência no mercado financeiro. Atualmente, é o estrategista da Guide Investimentos.
Internacional • Bolsas europeias subiram em sessão esvaziada pelo feriado ...
No início do mês passado, lançamos aqui, em O ...
Na semana os papéis da Petrobras foram os que ...
Esta semana começa com feriado nos Estados Unidos e ...
O acompanhamento setorial dos fundos imobiliários reúne os principais ...
Resumo da nossa reunião com a PPZ Consultoria PolíticaPetrobras ...
No Mercados Hoje falamos sobre a abertura do mercado ...
Internacional • Bolsas americanas conseguiram se recuperar na entrada do ...