Apito Final | 19 de dezembro

Tempo de leitura: 6 minutos

Internacional 
• Bolsas globais continuam registrando movimentos de alta
• BC inglês mantém taxa de juros inalterada em 0,75%
• Economia americana apresenta leves sinais de desaceleração

Brasil 
• Ibovespa opera em alta e renova a máxima histórica intradiária ao ultrapassar os 115 mil pontos
• BCB publicou o Relatório Trimestral da Inflação
• Dados do Caged superam expectativas e reforçam otimismo em torno do crescimento brasileiro.


FECHAMENTO:

Ibovespa: 115.131 (+0,72%)
Real/Dólar: 4,06 (-0,07%)
DI Jan/21: 4,67% (+ 7 bps)
S&P 500: 3.205 (+0,45%)

Fonte: Bloomberg. Obs.: a taxa de câmbio utilizada é a referência da Bloomberg

PRINCIPAIS ALTAS:

NTCO3: 38,85 (+5,69%)
CCRO3: 18,93 (+3,95%)
QUAL3: 37,00 (+3,70%)

PRINCIPAIS BAIXAS:

MRFG3: 9,80 (-4,39%)
COGN3: 11,24 (-3,44%)
CIEL3: 8,50 (-2,75%)



CENÁRIO EXTERNO:

Mercados… Bolsas internacionais acumularam ganhos e encerraram o dia renovando máximas históricas. A falta de um fluxo de notícias de teor negativo tem sustentado o apetite por ativos de risco ao redor do globo, contribuindo para a dinâmica positiva verificada.

BC Inglês… Mercados europeus reagiram positivamente à decisão de política monetária do banco central inglês, que optou por manter a taxa de juros de referência estacionada em seu atual patamar de 0,75% ao ano. Em seu comunicado pós-reunião, o BC inglês enfatizou as perspectivas positivas em torno do Brexit e da disputa comercial como fatores que contribuem positivamente para o crescimento do PIB, condizente com a gravitação da inflação em direção à meta de 2%. Um mercado de trabalho que tem demonstrado sinais de afrouxamento, mas que continua apertado, assim como o crescimento do PIB no 2T19, também corroboram este movimento. Assim, o juro, em seu atual patamar, continua apropriado.

Economia americana…. Os dados relacionados à economia americana divulgados hoje continuaram dando sustentação à interpretação de que a maior economia do mundo, após dez anos de expansão, está entrando em leve processo de desaceleração. O índice antecedente do Conference Board, uma espécie de termômetro para o futuro da economia, contrariou expectativas de crescimento ao ficar estável em novembro. O nível de confiança do consumidor em dezembro registrou uma queda com relação ao mês de novembro. As vendas de casas existentes, por sua vez, caíram 1,7% ante estimativas de queda de 0,4%. Não obstante, todavia é cedo para dizer se está desaceleração é concreta, uma vez que a economia deve sentir, ainda, os efeitos reais de menores juros e da trégua parcial entre China e EUA.


BRASIL:

Mercados… O Ibovespa continuou a operar em alta nesta 5ªF, impulsionado pela dinâmica positiva do exterior e pela divulgação de dados de atividade robustos no âmbito local. O índice renovou sua máxima histórica e fechou o dia cotado acima dos 115 mil pontos. A divulgação do Relatório Trimestral de Inflação (RTI), assim como os dados de emprego do setor privado, publicados pelo Caged, reforçaram as expectativas em torno do crescimento da economia brasileira e exerceram pressão altista sobre as taxas futuras, principalmente ao longo dos vértices mais longos, além de manter o dólar estacionado ao redor de R$ 4,06. O CDS de cinco anos, por sua vez, após dias em queda, passou por um processo de ajuste e voltou a ser cotado levemente acima dos 101 pontos base. Um reajuste de expectativas em torno do avanço das reformas fiscais parece ter tido repercutido sobre o ativo.

Relatório Trimestral da Inflação…. O BCB publicou hoje o RTI, documento que explica o desenvolvimento da economia brasileira ao longo do último trimestre e suas implicações para a implementação da política monetária. De forma geral, o relatório reiterou a mensagem trazida pela ata da reunião de dezembro do Copom. O documento reforçou a ideia de que a economia brasileira, após crescer por dois trimestres consecutivos, está finalmente ganhando tração. Reiterou a visão, de caráter cauteloso, de que, como o Brasil nunca vivenciou com juros tão baixos, é preciso ter um maior grau de cuidado com relação ao seu efeito sobre a trajetória da inflação. O balanço de riscos, por sua vez, continuou o mesmo: Enquanto a alta ociosidade pressiona a inflação para baixo, as defasagens e incertezas entorno dos canais de transmissão da política monetária, em um momento de transformação financeira, pressionam a inflação na direção oposta. De notável menção é a revisão das estimativas para o crescimento do PIB para 2019 e 2020, que foram revistas de 0,90% para 1,2% e de 1,8% para 2,2%, respectivamente.

Marfrig…. O frigorífico configurou um dos principais destaques negativos ao longo da sessão de hoje. A baixa performance do papel continuou refletindo a decisão do BNDES de desmantelar sua participação acionária. Como tal movimento ocasiona uma pressão vendedora sobre o papel, o mesmo se desvaloriza.

Natura…. Na ponta verde, a empresa de cosméticos apreciou uma valorização relevante ao longo do pregão. O bom resultado do papel acabou repercutindo o otimismo dos investidores em torno da incorporação, por parte da Natura&Co, das ações da Natura Cosméticos.

Contatos

Renda Variável*


Luis Gustavo Pereira – CNPI
[email protected]

Equipe Econômica

Conrado Magalhães
[email protected]

Alejandro Ortiz Cruceno
[email protected]

Victor Beyruti Guglielmi
[email protected]

*A área de Renda Variável é a responsável  por todas as recomendações de valores mobiliários contidas neste relatório.
“Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 21 da Instrução CVM nº.598/2018, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.“

Relacionados

Apito Final | Próximo das máximas

Internacional Ativos americanos têm dia de baixa, mas continuam operando acerca das máximas históricas;Ativos europeus encerram no verde, com continente se adaptando [...]

Alejandro Ortiz Cruceno - 14/04/2021

Rio Bravo: Olhar Atento | A inflação americana

A inflação americana acelerou para 0,6% a.m. em março, ligeiramente acima das expectativas (0,5%). Em 12 meses, a inflação registrou alta [...]

Rio Bravo - 14/04/2021

Guide Empresas - Gol divulga estimativas do 1T21; JHSF divulga prévia operacional

Gol: Cia divulga estimativas do 1T21Impacto: Marginalmente PositivoJHSF: Cia registra venda de R$ 346 milhões no trimestreImpacto: Marginalmente PositivoBanco Inter: Anuncia [...]

Luis Sales - 14/04/2021
Logo o guia financeiro

Entrar

Como deseja continuar?

Abra sua conta

Preencha os campos abaixo
ou use uma das opções